Cotidiano

Na Síria, 150 civis doentes e deficientes são retirados de bairros rebeldes em Aleppo

ALEPPO ? Enquanto o regime sírio recaptura os bairros rebeldes de Aleppo, quase 150 civis foram levados da parte antiga da cidade a um centro médico. A maioria deles era de doentes, feridos ou pessoas com deficiência que precisavam de cuidados de saúde. A operação de retirada ocorreu em colaboração com o Crescente Vermelho sírio, poucas horas após o regime anunciar que havia recapturado o centro histórico de Aleppo.

A organização também recolheu os corpos de 11 pessoas mortas durante os combates dos últimos dias. Os pacientes foram levados ao centro Dar al Safaa, um manicómio para pessoas de idade avançada que foi adaptado para receber pessoas com problemas mentais ou físicos, segundo o Comitê. Ali também teriam se refugiado alguns feridos pelos combates e bombardeios.

As forças do regime sírio já controlam mais de 80% dos bairros rebeldes na parte oriental de Aleppo. Lá, morreram 384 civis desde o início da ofensiva, em 15 de novembro. Destes, 45 eram crianças. Além disso, outras 105 pessoas morreram nas áreas controladas pelas forças do regime sírio, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).