Cotidiano

Na reta final da campanha, candidatos a prefeito do Rio se esbarram nas ruas

INFOCHPDPICT000061900617RIO ? Três candidatos a prefeito do Rio escolheram o mesmo local para fazer campanha na tarde de ontem: a Cadeg, mercado popular de Benfica, na Zona Norte da cidade. Indio da Costa (PSD) e Carlos Osorio (PSDB) chegaram a trocar abraços no meio da tradicional festa portuguesa, realizada todos os sábados, ao som de fado, em um dos corredores da Cadeg.

Eleições Rio 1.10

Após o rápido encontro, ambos seguiram em direções opostas, mas ainda ficaram por cerca de uma hora conversando com eleitores no local. Em dado momento, ao se retirar para uma ida ao banheiro, Indio quase esbarrou com Alessandro Molon (Rede), que já era aguardado por militantes num dos acessos ao estacionamento.

Molon, que não chegou a encontrar seus adversários na Cadeg, apontou o mau tempo como um dos responsáveis pela sintonia entre os três candidatos.

? A previsão de hoje era chuva… Acho que isso fez vários candidatos procurarem um local coberto ? afirmou.

Entre os frequentadores da Cadeg que cruzavam com postulantes à prefeitura em sequência, as reações quase sempre eram de surpresa, com doses de bom humor. Alguns comentavam, entre risadas, que o mercado popular havia se tornado o point de sábado. Outros reagiam com ironia, dizendo que os candidatos haviam escolhido a Cadeg pensando justamente em se esbaldar na festa portuguesa.

A administradora de empresas Carla Millene, de 45 anos, recebeu satisfeita um panfleto de Molon, das mãos do próprio candidato, enquanto almoçava no corredor central. Àquela altura, ela já trazia no peito um adesivo de Osorio, que havia passado pelo mesmo local pouco antes. Carla, no entanto, garantiu que o acúmulo de candidatos não causava confusão.

? Pelo contrário, isso ajuda a diminuir a indecisão. Deu para comparar os candidatos pessoalmente ? avaliou.

Já a auxiliar administrativa Luciana Melo, de 37 anos, que parou o almoço para tirar fotos com Molon, não gostou muito da repetição entre os candidatos do local escolhido para o último dia de campanha no primeiro turno.

? Olha, eu achei meio ridículo ? concluiu, com uma gargalhada.

A cidade parecia pequena demais para oito candidatos que buscavam os últimos votos antes do pleito. Pela manhã, a carreata de Jandira Feghali (PCdoB) cruzou com carros de três adversários quando seguia pela Avenida Nelson Cardoso, na Taquara, em direção ao Recreio, na Zona Oeste: Pedro Paulo (PMDB), Marcelo Crivella (PRB) e Osorio, todos no sentido oposto, rumo ao Tanque

Viu alguma irregularidade na campanha? Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp Eleições 2016 do GLOBO: (21) 99999-9114.

(Colaborou Renato Grandelle)