Cotidiano

Na Índia, livro para crianças ensina a sufocar gato para entender o que é a vida

cat-experiment-textbook-759.jpgRIO – Explicar o que é a vida para uma criança pode ser muito difícil, mas um livro usado uma escola indiana escolheu um método bizarro para isso. Links bizarrices

O livro “Green World: Environmnetal studies” (“Mundo Verde: Estudos ambientais”), distribuído para crianças em uma escola no estado de Delhi, propõe um experimento com o título “Coisas vivas respiram”:

“Coisas vivas precisam de ar para respirar. Nada que vive pode ficar sem ar por mais tempo que alguns minutos. Você pode fazer um experimento. Pegue duas caixas de madeira. Faça buracos na tampa de uma delas. Coloque um gatinho em cada uma das caixas. Feche-as. Depois de algum tempo, abra as caixas. O que você vê? O gato dentro da caixa sem buracos morreu”, diz o livro, complementado por ilustrações que mostram o “experimento”.

Tuíte Lola KuttiammaUma foto da página foi compartilhada no Twitter por Lola Kuttiamma, viralizando e revoltando os usuários. “Este experimento é parte do currículo de uma turma de 4ª série em uma escola de boa reputação em Delhi”, escreveu Lola.

Em entrevista ao site indianexpress.com, o diretor da editora do livro afirmou que o experimento foi um erro. “Normalmente temos um processo de edição em curso, e apesar de eu não estar ciente sobre este texto no momento, se ele existe, será removido. Ele não deveria estar ali”, afirmou Dinesh Gupta.