Variedades

Museu de Arte de Cascavel e Unila se unem na 20ª Semana Nacional dos Museus

Entidades irão realizar encontro mediado online para lançar, além da comemoração da semana de museus o lançamento virtual da coleção "Arte Cerâmica Popular e Indígena Paraguaia"

Museu de Arte de Cascavel e Unila se unem na 20ª Semana Nacional dos Museus

Em comemoração à 20ª Semana Nacional dos Museus o MAC – Museu de Arte de Cascavel e o Museu Digital da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana firmaram parceria e irão realizar uma live com o tema “Museus em deslocamento e Lançamento da Coleção Virtual Cerâmica Popular Paraguaia” nesta quinta-feira (19) às 19h.

 

O encontro, em formato online, terá uma mesa de conversa que contará com a participação de convidados que irão debater ações e propor perspectivas futuras nas cooperações entre museus de tipologias variadas. A cooperação a partir de museus da região oeste do Paraná surge como forma de fortalecimento e expansão das práticas museais para além dos seus espaços institucionais e territoriais de vinculação.

 

O Município de Cascavel por meio da Secretaria de Cultura | Museu de Arte de Cascavel – MAC e a Proex/Unila por meio do Museu Digital firmaram desde março de 2022, um convênio que prevê ações conjuntas no campo da cultura, da arte e do patrimônio e, é sobre essa experiência de cooperação que iremos compartilhar durante a live.

 

Participam desta mesa o coordenador do MAC Antonio Carlos Machado, a coordenadora do MUD, Michele Dacas, o Secretário de Cultura de Cascavel Luiz Ernesto Meyer Pereira, e a professora Danielle Araujo (antropologia/UNILA).

 

Destacaremos também durante o encontro online, como resultado dessa cooperação bilateral entre MAC/UNILA, o lançamento virtual da coleção “Arte Cerâmica Popular e Indígena Paraguaia”, uma das ações realizadas no âmbito do plano de cooperação das duas entidades. Essa ação consistiu na digitalização do acervo de cerâmica popular paraguaia que se encontra como espaço expositivo permanente no Museu de Arte de Cascavel, e que será disponibilizada no portal do MUD, para amplo acesso e de modo desterritorializado, podendo inclusive, estimular pesquisas em grupos acadêmicos e instituições diversas.

 

Clique aqui para acessar o link de transmissão da live no youtube.

 

Secom