Política

Município vai divulgar boletim diário das UPAs

Cascavel – Uma polêmica antiga em Cascavel ganha novo capítulo a partir de hoje. Após denúncias ontem de que pacientes aguardavam há mais de 20 dias por uma vaga hospitalar nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), a Secretaria Municipal de Saúde decidiu publicar diariamente, no portal do Município, um boletim contendo a lista dos pacientes atendidos pelas UPAs e que estão clicados na Central de Leitos aguardando leito em hospital.

O boletim, com atualização todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, vai divulgar apenas as iniciais dos nomes, preservando a identidade e o diagnóstico dos pacientes.

O objetivo da secretaria é deixar evidente que o Município atende os pacientes e que quem falha é o Estado, que não consegue atender a demanda por leitos hospitalares.

Segundo denúncia apresentada ontem pelo vereador Fernando Hallberg, dentre os pacientes em espera, há um idoso de 91 anos internado há oito dias na UPA à espera de transferência para um hospital. Conforme a legislação, os internamentos nas UPAs devem ser de até 72 horas, e, no caso de idosos, de no máximo 24 horas.