Cotidiano

Mulheres têm mesmo memória melhor do que homens, comprova estudo

59115661_FJ5648 Neural network Brain cells Human nervous system Neurons.jpgCLEVELAND, EUA ? Na batalha dos sexos, uma das grandes reinvindicações das mulheres é de que elas conseguem se recordar de mais fatos e por muito mais tempo do que os homens. É este, por exemplo, o estereótipo que cerca a maioria das discussões de casal. Mas agora, além de o senso comum nos dizer isso, um novo estudo publicado no “Menopause”, o jornal da Sociedade de Menopausa Norte-americana (NAMS, na sigla em inglês), confirma que mulheres de meia-idade têm memória mais acurada do que homens da mesma faixa etárea. A memória delas só passa a enfraquecer depois que entram no período de pós-menopausa.

memória

A perda de memória, infelizmente, é uma consequência bem documentada do processo de envelhecimento. Estimativas epidemiológicas sugerem que aproximadamente 75% dos idosos relatam problemas relacionados à capacidade de se lembrar das coisas. Mulheres relatam um crescente esquecimento e “brancos”, os chamados lapsos de memória, durante a transição para a menopausa. Além disso, as mulheres têm maior risco de comprometimento da memória e de demência, em comparação com os homens. Apesar dessas circunstâncias trabalhando contra, as mulheres de meia-idade ainda superam os homens em todas os medidores relacionados à memória, de acordo com o estudo.

A pesquisa reuniu 212 homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos e avaliou aspectos como memória episódica, função executiva, processamento semântico e inteligência verbal estimada. Tudo por meio de testes cognitivos. A memória associativa e a memória verbal episódica foram avaliadas usando um exame de associação entre nome e rosto e um teste de lembrança seletiva.

MENOS ESTRADIOL LEVA A MENOS MEMÓRIA

Além de comparar as diferenças de gênero, o estudo também descobriu que, antes e durante a menopausa, as mulheres têm uma memória melhor do que as que já passaram pela menopausa. Declínios nos níveis do hormônio estradiol em mulheres “pós-menopáusicas” foram especificamente associados com taxas mais baixas de aprendizagem inicial e recuperação de informações previamente lembradas. Já o armazenamento de memória e a sua consolidação foram mantidos, mesmo com níveis mais baixos de estradiol.

? Lapsos cerebrais e queixas em relação a problemas de memória devem ser levados a sério ? diz JoAnn Pinkerton, diretor executivo da Sociedade de Menopausa Norte-americana (NAMS). ? Este estudo e outros mostraram que estas queixas estão associadas com déficits de memória.