Cotidiano

Mulher há mais tempo em uma orquestra morre no palco

RIO ? Jane Little, uma contrabaixista que entrou para o Livro dos Recordes como a participação mais longa em uma mesma orquestra, morreu neste domingo, aos 87 anos, após passar mal no palco, durante uma apresentação. Little entrou para a Orquestra Sinfônica de Atlanta aos 16 anos e permaneceu no cargo por 71 anos. As informações são da CNN.

“Podemos dizer que Jane foi feliz por fazer o que amava até o último momento de sua vida”, diz a Orquestra em nota oficial. “A Orquestra Sinfônica de Atlanta foi abençoada por ter Jane como parte de sua família pelos últimos 71 anos e todos sentiremos falta de sua paixão, vitalidade e incrível talento.”

Ainda segundo a nota, Little foi uma das fundadoras da Orquestra Sinfônia Juvenil de Atlanta, em 1945, que deu origem à instituição que existe até hoje. Ela entrou para o grupo após dois anos estudando contrabaixo na escola. Jane era casada com o flautista principal da orquestra, Warren Little, há 41 anos.

Ela se apresentou com todos os quatro diretores musicais das orquestra ? Henry Sopkin, Robert Shaw, Yoel Levi e Robert Spano ? além de regentes convidados, entre eles Igor Stravinsky, Aaron Copland, Pierre Monteux, Leopold Stokowski, Sir John Barbirolli e James Levine.

Em fevereiro, ela entrou para o Livro dos Recordes como participante mais longeva de uma orquestra.