Cotidiano

Mulher de Atitude pela primeira vez em Cascavel

Cuidados com a saúde foram ressaltados a fim de proporcionar qualidade de vida melhor

Cascavel – Em alusão ao Outubro Rosa, foi realizado pela primeira vez em Cascavel, no anfiteatro da Faculdade Assis Gurgacz durante todo a sexta-feira (2), o evento Mulher de Atitude, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná.

Aproximadamente 350 mulheres se reuniram para acompanhar palestras e participar de mesas redondas debatendo os cuidados com a saúde da mulher.

“Convidamos mulheres líderes comunitárias e políticas para falar sobre a prevenção do câncer, sobretudo do colo de útero e de mama”, explica a superintendente da atenção à saúde do Estado, Márcia Huçulak.

Além das orientações sobre a importância da prevenção, os cuidados com a saúde foram ressaltados a fim de proporcionar uma qualidade de vida sempre melhor.

“Existem muitos estudos que comprovam que a obesidade age como fator de risco em 20% dos casos de incidência do câncer. Além disso, a prática de atividade física está diretamente ligada a não incidência do câncer, inclusive em pessoas que têm o fator de risco hereditário”, diz Márcia.

Desta maneira, alimentação e prática de atividades físicas foram temas centrais dos debates. Estima-se que, apesar das intensas campanhas, 30% das mulheres ainda deixem de realizar os exames anualmente no Paraná.

“O Brasil se acostumou com as campanhas, e se a divulgação não é feita, as pessoas não se previnem. Este é um momento de extrema importância para falar da saúde da mulher e desenvolver ações de conscientização em longo prazo”, diz a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

(Com informações de Nathalia Lehnen)