Cotidiano

Mudanças do ICMS são debatidas

Objetivo principal foi levar aos participantes os principais procedimentos legais e práticos, referente a este imposto de competência estadual

Cascavel – Profissionais da área contábil lotaram um dos novos auditórios da Acic, ontem, em Cascavel, para participar do curso ABC do ICMS. A abertura foi realizada pelo diretor regional do Sescap-PR em Cascavel, Michel Vitor Lopes, que destacou a importância do curso e de outras ações que serão desencadeadas pelo Sescap-PR nos próximos dias.

O instrutor Níkolas Duarte, um dos maiores especialistas no assunto do Paraná, disse que o curso – com carga de oito horas -, é necessário devido às várias alterações do ICMS ocorridas desde 2014 em todo o Paraná. Entre os assuntos explanados, ele destacou o fato gerador, base de cálculo, o que é o contribuinte e algumas alterações feitas pelo Governo do Estado sobre o diferencial de alíquota. “Abordamos o ABC do ICMS para quem está mais ligado na área operacional e ainda em torno da legislação dos tributos”, salientou.

Em suma, o objetivo principal foi levar aos participantes os principais procedimentos legais e práticos, referente a este imposto de competência estadual e do Distrito Federal, imposto este que figura como um dos mais importantes e complexos no Sistema Tributário Nacional.

O curso abordou operações específicas do dia a dia de empresas e escritórios de contabilidade, afetadas pelas diversas mudanças na legislação fiscal atual.