Cotidiano

Mudança nos parquímetros gera curiosidade na população

Os parquímetros serão retirados dos pontos de estacionamento regulamentado em Cascavel e em breve darão espaço a novos equipamentos que funcionarão por sistema híbrido, ou seja, por meio da energia solar.

O Consórcio Moving Tech – Lapaza Empreendimentos Ltda (Líder) e Moving Tech Mídia Eletrônica Ltda – ME será responsável pela nova forma de cobrança das vagas na região central.

A novidade, por enquanto, não trará impacto maior no bolso dos motoristas. “A cobrança permanecerá da mesma forma e não haverá alteração nos valores”, explica a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) de Cascavel.

Os novos equipamentos geram curiosidades por todos, mas a previsão é de que logo a empresa faça uma apresentação para a prefeitura de Cascavel e demais interessados em conhecer o sistema.

“Ainda não tenho conhecimento sobre como serão os novos equipamentos, mas acredito que seria interessante o uso de um cartão magnético”, sugere Iria Somariva, que ontem foi até a sede do Estar, restituir créditos do chaveiro devido à mudança no sistema.

O auxiliar Anderson Casagrande, também está na expectativa sobre a mudança. “Por seis meses usamos na empresa onde trabalho o chaveiro para ativar o parquímetro, agora vamos aguardar para ver o que será colocado em prática”.

Desativados

Os parquímetros que permanecem nas ruas e avenida, não funcionam mais, bem como os mecanismos como o chaveiro com recargas e o aplicativo “Estacione Cascavel” que por um tempo foi disponibilizado para testes na cidade. Aqueles que ainda têm saldos podem trocá-los por cartões de uma hora ou trinta minutos que podem ser comprados com os agentes da Cettrans.

Restituição de crédito

A Cettrans informa que as restituições de créditos (aplicativo e chaveiro) ocorrem em regime de plantão no escritório do Estar (Estacionamento Regulamentado), na localizado na galeria Atenas, na Rua Souza naves, 3741, Centro. Os atendimentos ocorrem em duas salas, de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h e aos sábados das 9h às 12h.