Cotidiano

Muçulmano cria polêmica ao publicar foto de freiras em praia da Itália

 ROMA — A decisão de um imã italiano de publicar nas redes sociais a foto de um grupo de freiras vestidas com seus hábitos em uma praia gerou uma onda de críticas nesta sexta-feira. Em meio à polêmica provocada na França pela proibição em algumas cidades do uso do burquíni, o traje de banho islâmico, o líder religioso de Florença, Izzedin Ezir, divulgou a foto de oito freiras, vestidas com seus hábitos enquanto se divertem em uma praia.

A página com a foto, que foi compartilhada mais de 2 mil vezes, foi inundada de comentários. A pedido de usuários, a publicação foi temporariamente bloqueada pelo Facebook.

De acordo com o imã de Florença, com a foto ele quis recordar que “alguns valores ocidentais vêm do cristianismo e que, observando as raízes cristãs, também há pessoas que se cobrem quase totalmente”, explicou ao canal de televisão “Sky TG24”.

O imã, que também é presidente da União das Comunidades Islâmicas na Itália (UCOII), disse que publicou a foto das religiosas na praia para criar um debate positivo. O ministro italiano do Interior, Angelino Alfano, manifestou-se esta semana contra a proibição do uso do burquíni, considerando a medida inapropriada e até perigosa.