Cotidiano

MSF relata caos em hospitais de Aleppo: 'Chuvas de bombas caem'

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-ALEPPO-GNT2UDPEQ.1.jpgRIO – A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) fez um apelo ao governo sírio e a seus aliados para que cessem os bombardeios a regiões civis de Aleppo. No dia 28 de setembro, poucas horas antes de o Conselho de Segurança da ONU se reunir para discutir a implementação de uma resolução que prevê proteção a instalações médicas, mais dois hospitais apoiados pela ONG na cidade foram gravemente danificados por bombardeios e deixaram de funcionar. aleppo

?Chuvas de bombas caem dos aviões da coalizão liderada pela Síria, e toda a região leste de Aleppo se transformou em um alvo gigantesco?, disse Xisco Villalonga, diretor de operações de MSF.

De acordo com o diretório de saúde local, de 21 a 26 de setembro os hospitais que ainda funcionam nessa área da cidade relataram ter recebido mais de 822 feridos, incluindo pelo menos 221 crianças, e mais de 278 mortos, dos quais pelo menos 96 eram crianças.

?Todas as unidades de tratamento intensivo estão cheias. Os pacientes têm que esperar que outros morram para que eles possam ser encaminhados a um leito disponível. Temos apenas três salas de cirurgia e somente ontem tivemos que fazer mais de 20 cirurgias abdominais de grande porte?, disse o dr. Abu Waseem, diretor de um hospital de trauma apoiado por MSF no leste de Aleppo. ?Os profissionais do hospital estão trabalhando mais de 20 horas por dia ? eles não podem simplesmente ir para casa e deixar que as pessoas morram.?

MSF apoia oito hospitais em Aleppo. A ONG conseguiu entregar uma carga de suprimentos médicos na cidade durante o breve período em que o cerco foi interrompido, em agosto, mas ainda não pôde retomar a distribuição.

?Nos últimos meses, fizemos tudo o que podíamos para continuar apoiando os hospitais em Aleppo. Agora, com a cidade sob um cerco total, ataques a comboios humanitários e bombardeios intensos, estamos impotentes?, disse Villalonga. ?A Rússia e os demais membros do Conselho de Segurança da ONU devem respeitar a resolução sobre a proteção a instalações médicas, e pôr um fim ao total desrespeito pela humanidade que vem sendo demonstrado em Aleppo hoje. Os bombardeios brutais e cruéis devem acabar, e medidas urgentes devem ser tomadas para permitir a transferência médica dos que estão gravemente doentes e feridos a regiões em que eles possam receber cuidados médicos adequados.?