Cotidiano

Movimento pede a liberação das escolas

O primeiro colégio a aderir ao movimento foi o CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto)

Cascavel – Paralelo aos movimentos de ocupação que se espalham pelo Estado, em Cascavel um movimento intitulado “Desocupa Cascavel” foi criado para cobrar a desocupação das escolas. O primeiro colégio a aderir ao movimento foi o CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto).

Conforme os lideres do movimento, diversas manifestações estão sendo programadas, o que pode acabar influenciando alunos de outras escolas a fazerem o mesmo.

Com todos os colégios estaduais do perímetro urbano de Cascavel e mais de 820 colégios em todo o Paraná por conta de manifestações dos estudantes contrários à PEC 241, o Paraná poderá ficar sem as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na data prevista, cujas provas estão programadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Conforme o Ministério da Educação, se as manifestações continuarem e os alunos não deixarem os colégios até o dia 31 deste mês, os estudantes podem ter o Enem transferido. Já nos colégios em que não há ocupação, as provas serão realizadas normalmente na data prevista.

Na página do movimento Ocupa Paraná, organizadores marcaram para o dia 26 de outubro, às 8h, em Curitiba, uma Assembleia das Escolas Ocupadas.

De acordo com o NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, das 93 escolas nos 18 municípios de abrangência, 48 estão ocupadas com paralisação total, 15 com paralisação parcial e 30 funcionando normalmente. Por conta disso, 36.593 estudantes estão sem aulas na regional. Desse total, mais de 74%, ou seja, 27.110 alunos foram atingidos pela paralisação.