Cotidiano

Movimento no aeroporto cai 75% devido à pandemia

Nos últimos meses o aeroporto de Cascavel registrou uma queda significativa no movimento

 Foto: Vanderlei Faria
Foto: Vanderlei Faria

Ao contrário do ritmo acelerado que vinha desde o segundo semestre do ano passado, com a inclusão de novos voos, nos últimos meses o aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel, tem registrado movimento fraco. Para ser exato, o número de passageiros caiu 74,6% desde março, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Cascavel está na rota de voos com destino a Curitiba, Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Porto Alegre, em operações das companhias aéreas Gol e Azul. Mas, assim como no restante do País, os voos foram suspensos em março devido à pandemia do novo coronavírus. A Gol voltou a operar no dia 2 de julho e atualmente oferece três voos semanais. Já a Azul confirmou retorno das atividades para o dia 14 deste mês.

Segundo a Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), durante o período da pandemia, 24 mil passageiros embarcaram e desembarcaram em Cascavel, apenas um quarto do registrado no mesmo período de 2019, quando 94.568 pessoas estiveram por ali.

Considerando a movimentação total de janeiro a agosto deste ano, a queda é menor, de 30,7%. Isso justamente devido à demanda aquecida nos dois primeiros meses. Em números, a comparação fica mais clara: foram 85.568 embarques e desembarques neste ano, contra 123.564 no ano passado.

Embarques/desembarques

março-agosto/2020        24.000

março-agosto/2019        94.568

janeiro-agosto/2020       85.568

janeiro-agosto/2019       123.564

Foto: Vanderlei Faria

Legenda:

Por enquanto, apenas a Gol opera em Cascavel

Novo terminal deve receber 1.200 pessoas por dia

O novo terminal de passageiros e o novo pátio de aeronaves estão prontos. A obra envolveu mais de dez contratos e teve o investimento total de R$ 40 milhões.

De acordo com a prefeitura, é preciso aguardar apenas as liberações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Aeronáutica do Brasil para que o novo terminal comece a funcionar.

A previsão é de que ainda neste mês aconteça a migração do antigo para o novo ponto de embarque e desembarque, que terá capacidade para receber 1.200 pessoas diariamente, permitindo ao Município ultrapassar a marca de 400 mil passageiros por ano.

Em todo o ano de 2019, passaram pelo aeroporto de Cascavel um total de 241.165 passageiros.

foto:  DIVULGAÇÃO

Leg.;

Prefeitura aguarda liberações da Anac para iniciar operações na nova estrutura