Cotidiano

Morre menina com câncer cuja foto tirada pelo pai comoveu o mundo

ad_224753460.jpg

RIO – Jessica Whelan, uma menina inglesa de 4 anos cuja foto durante tratamento contra o câncer comoveu o mundo, morreu neste domingo. Ela foi diagnosticada com neuroblastoma há pouco mais de um ano e, após os médicos afirmarem que pouco poderia ser feito para salvar a sua vida, seus pais decidiram suspender o tratamento. Andy Whelan, seu pai, vinha postando fotos e comunicados na página do Facebook ?Jessica Whelan – A fight against Neuroblastoma? e escreveu sobre o falecimento da criança no domingo.

?Eu sinto tristeza e alívio ao informá-los que a Jessica finalmente encontrou a paz às sete da manhã de hoje. Ela não mais sofre, não mais sente a dor das restrições físicas em seu corpo (…) Na noite passada ela finalmente me permitiu segurar-la nos meus braços e demos um grande abraço enquando eu dizia o quanto eu a amava. Eu disse a ela novamente que era O.K. que ela fechasse os olhos e fosse dormir (…) Parece que era isso que ela precisava para finalmente encontrar conforto em sua passagem?, escreveu Andy na página, agora suspensa, após pedir que a privacidade da família fosse respeitada no luto.

ad_224753398.jpg

No início do mês, o pai compartilhou na página uma foto em que Jessica aparece chorando, com o corpo contorcido de dor e as veias proeminentes, afirmando que ?esta é a verdadeira face do câncer?.

?Como um fotógrafo, é importante capturar a verdade a realidade de uma situação (…) Esta é a foto mais difícil que eu já fiz, na verdade é da minha filha de quatro anos (…) Ela foi tirada em um momento que nós, como pais, não podíamos oferecer conforto a ela?, escreveu na ocasião.

Após a história de Jessica e da família ser contada por veículos da imprensa, uma campanha online para a arrecadação de recursos para ela chegou a £ 97 mil (cerca de R$ 400 mil) no site GoFundMe. Andy fechou a campanha após o quadro da menina se deteriorar rapidamente e afirmou que o dinheiro será doado para instituições de caridade e que possam contribuir, com pesquisas, para combater o câncer.