Cotidiano

Missal lança programa de piscicultura agroindustrial

Missal – Um grande público prestigiou o lançamento do Programa de Piscicultura Agroindustrial de Missal, que ocorreu na sede da Associação dos Servidores Municipais de Missal. Na ocasião, foram explanados os objetivos do programa e como está o andamento das pesquisas em desenvolvimento.

Também foi assinado um termo de compromisso entre administração de Missal, Unioeste, empresa interessada na implantação da unidade de processamento, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, instituições financeiras e agricultores que já estão produzindo peixes.

O evento contou com a participação de representantes de 12 municípios, entre eles municípios da região como São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Palotina, Toledo e Missal, além de representantes de Curitiba e de Santa Catarina.

Ações em andamento

Para dar início aos trabalhos, o Município, autorizado pela Lei Municipal 1.383 de 28 de junho de 2017, firmou um termo de cooperação técnica e científica com a Unioeste, campus de Toledo, para incentivar a produção racional de tilápias no Município e fazer um estudo técnico e econômico para o desenvolvimento da piscicultura agroindustrial municipal e a implantação de um frigorífico para abate de peixes, além de apoiar o programa de capacitação dos piscicultores.