Variedades

Miss Worldwide International une forças com estudantes com necessidades especiais no Brasil para evitar a extinção da Araucária

A Araucária angustifolia, árvore que produz o “pinhão”, está muito ligada à cultura e tradições brasileiras, mas devido ao uso excessivo como madeira, está agora na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Miss Worldwide International une forças com estudantes com necessidades especiais no Brasil para evitar a extinção da Araucária

Saint Augustine, FL: A área coberta hoje de Araucaria angustifolia nativa na Região Sul do Brasil é cerca de 2% de sua cobertura original. Anos de intensa extração de madeira colocaram a Araucaria angustifolia em perigo de extinção.
Esta é uma árvore que fornece o pinhão ou semente de pinheiro que é uma iguaria muito apreciada naquela região. A Araucária angustifolia está tão ligada à cultura e tradição local que está presente até na bandeira do Paraná.

Esse símbolo tão importante precisa ser preservado e Nicole Haragutchi, juntamente com Manu Kanegoski, estudante da APAE de Cascavel, escola para alunos com necessidades especiais, estão trabalhando em conjunto para preservá-lo. Elas uniram forças com os Embaixadores da Fundação da Nicole, a “If You Can Dream”, Meire e Dorival Vicente, e IDEAS for US, para criar eventos de plantio de Araucária angostifolia em diferentes locais ao redor de Cascavel, PR como:

– APAE de Cascavel em 21 de setembro de 2022
• Rua Manaus, 3990, CEP 85817-130, Cascavel, PR
– Parque Vitória em 6 de outubro de 2022
• Rua 7 de Setembro, 4249, CEP 85811-100, Cascavel, PR
• Coordenadas da árvore: -24.940252, -53.458095
– Parque Tarquinio em 16 de outubro de 2022
• Rua Wenceslau Braz, 1056, CEP 85803-650, Cascavel, PR
• Coordenadas da árvore: -24.972679, -53.462273
– Lago Municipal em 16 de novembro de 2022
• Avenida Rocha Pombo, 3000, Região do Lago 3, Cascavel, PR
• Coordenadas da árvore: -24.965248, -53.433595

Estão em andamento negociações para o plantio da Araucaria angustifolia no Parque das Cataratas do Iguaçu e na Reserva Indígena Guarani.

Sobre a Nicole Haragutchi:

Nicole Haragutchi, 10 anos, é uma aluna da 5ª série na Timberlin Creek Elementary em Saint Augustine, FL, onde ela é uma aluna talentosa e recebedora do Prêmio “Character Counts” do Distrito Escolar do Condado de Saint Johns, o maior prêmio de reconhecimento do Condado, por 5 anos consecutivos. Ela também é a fundadora do Extinction Club em sua escola, criado para aumentar a conscientização sobre as espécies em perigo de extinção. Nicole também é fundadora da Fundação “If You Can Dream” que tem como objetivo realizar sonhos para alunos com necessidades especiais. Por meio de sua Fundação, ela já apoiou estudantes dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Filipinas e Vietnã em situações que envolveram até desastres naturais como o tufão Odette, o vulcão Taal e a pandemia de COVID-19. Nicole recebeu vários prêmios distintos, como o NAM Golden Community Service Award,President’s Community Service Award, iam Leadership Award, iam A Difference Maker Award, iam STEAM Award, o Chowdhury STEM Innovation Award, criado pela SEI International, e o ORISE STEM Competition Award, criado pelo Oak Ridge Institute for Science and Education, um ativo do Departamento de Energia dos EUA.

Crédito: Divulgação