Cotidiano

Ministro pede desculpas e diz que jamais diria que os homens trabalham mais que mulheres

BRASÍLIA – Com a repercussão negativa da declaração emitida ontem sobre o pouco cuidado masculino com a saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta sexta-feira, pediu desculpas e diz que foi mal interpretado. Ele afirma, em nota, que jamais diria que os homens trabalham mais que as mulheres, teor da entrevista de ontem. Ele diz, também agora, que as mulheres, além de trabalhar fora de casa, cuida também das tarefas domésticas.

?Conhecendo o quanto as mulheres trabalham, eu jamais diria que os homens trabalham mais que as mulheres. Quero deixar claro que eu me referia ao número de homens no mercado de trabalho, que ainda é maior?, diz Barros na nota do ministério.

?As mulheres, além de trabalhar fora, tem as tarefas de casa, cuidam da família e ainda arrumam tempo para cuidar da saúde. A campanha que lançamos quer espelhar esse exemplo das mulheres?, continua o ministro.

Em entrevista ontem, Barros afirmou que os homens cuidam menos da saúde porque trabalham mais que as mulheres.

? É uma questão de hábito, cultura. Os homens, até porque trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias, não acham tempo para se dedicar à saúde preventiva. Mas é realmente uma cultura que precisa ser modificada. Quem precisa acha tempo ? disse o ministro na última quinta-feira.

Ele diz na nota que se referia ao número de homens no mercado de trabalho e cita a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, que aponta que das pessoas de 16 anos ou mais de idade ocupadas 53,7 milhões são homens e 39,7 milhões são mulheres.