Cotidiano

Ministro francês pede que Barroso renuncie à vaga no Goldman Sachs

2016 923183720-201607131151490448_AFP.jpg_20160713.jpgPARIS – A França pediu ?solenemente?que o ex-presidente da Comissão Europeia José Manual Barroso renuncie a trabalhar no banco Goldman Sachs ? para onde foi contratado na semana passada ?, e solicitou que a União Europeia (UE) mude as regras para seus ex-comissários.

? Barroso abre caminho aos antieuropeus. Peço solenemente que renuncie a este posto ? declarou o ministro de Estado de Relações Europeias Harlem Désir nesta quarta-feira diante dos deputados franceses.

Barroso Goldman 1307

O português José Manuel Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia por dois períodos entre 2004 e 2014 foi contratado como conselheiro pelo banco americano Goldman Sachs, uma decisão que gerou críticas em toda a Europa.

Segundo Désir, é uma decisão ?especialmente escandalosa, tendo em conta o papel que jogou este banco na crise financeira de 2008, e também na manipulação das contas públicas da Grécia?.

? Moralmente, politicamente, deontologicamente, há uma falta por parte do senhor Barroso. É o pior serviço que um ex-presidente de uma instituição europeia poderia fazer ao projeto europeu, em um momento da História em que este necessita todo o contrário, quer dizer ser apoiado, sustentado e reforçado ? acrescentou o ministro francês.

Barroso será o presidente não executivo do Goldman Sachs International, a filial internacional do grupo americano, sediada em Londres, e também ocupará o posto de conselheiro do Goldman, indicou o banco em comunicado na semana passada.

Desir também pediu à UE que ?mude o código de conduta? para estender o prazo durante o qual os comissáiros europeus ficam proibidos de exercer funções em empresas privadas.