Cotidiano

Milhares de manifestantes marcham pela separação da Catalunha

BARCELONA ? Após meses de divisões internas e um bloqueio em sua tentativa de se separar da Espanha, o independentismo catalão busca tomar impulso com uma grande manifestação neste domingo ? e acelerar o processo de proclamação de um Estado independente. Milhares de manifestantes saem às ruas em cinco localidades, incluindo Barcelona, com um discurso para pressionar os dirigentes que, há um ano, prometeram uma aliança entre diferentes partidos para conseguir a secessão em 2017.

O protesto acontece, desde 2012, no dia 11 de Setembro, quando se comemora o Dia da Catalunha. Assim como as manifestações anteriores, que atraíram atenção pelo mundo, os locais escolhidos foram Barcelona, Salt, Berga, Lleida e Tarragona. Mais de 17 linhas de ônibus foram afetadas pela concentração de pessoas, enquanto carros fazem longas filas para se aproximar nos arredores das manifestações.

Os últimos meses estiveram marcados pelas divisões entre os partidos separatistas enquanto o governo catalão enfrenta a reta final do processo para tornar independente a região de 7,5 milhões de habitantes do Noroeste da Espanha. Militantes pró-independência argumentam que os cinco anos de massivas mobilizações independentista mostram aos seus dirigentes que devem romper com a Espanha.

? Não podemos esperar mais ? disse o manifestante Xavier Borras, de 58 anos, neste domingo.

Antes das repetidas negativas de Madri em permitir um referendo de autodeterminação, os líderes separatistas catalãos apostaram no rompimento unilateral com a Espanha após conquistarem a maioria absoluta no Parlamento catalão há um ano. Até 2017. eles querem preparar sua administração para ser um Estado independente, aprovar as leis para se desvincular da Espanha e convocar eleições para criar uma Constituição catalã.

No entanto, o governo de coalizão regional, formado por legendas separatistas de esquerda e direita, se encontra em uma corda bamba após perder em junho o apoio do setor mais radical do independentismo, a esquerda anticapitalista, e ficar em minoria no Parlamento regional. A manifestação coincide com o início da campanha para as eleições regionais de 27 de setembro, convocadas pelo então presidente Artur Mas como um substituto do referendo de independência que Madri não permitiu realizar.

? Temos que demonstrar que estamos a ponto para concluir este processo que deve converter a Catalunha em um estado independente ? disse, em vídeo, o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, que participa pela primeira vez da mobilização.

A participação no protesto, no entanto, é menor do que no ano passado. Neste ano, o número de inscritos na manifestação foi de 340 mil pessoas, enquanto em 2015 chegou a 485 mil.

? Este Dia da Catalunha servirá para manifestar que a independência tem menos apoio ? disse o líder da oposição Inés Arrimadas, do partido centrista e antinacionalista Cidadãos.