Cotidiano

Miguel Reale diz que ?gravíssima? situação econômica justifica condenação

BRASÍLIA ? Segundo a falar pela acusação, após Janaína Paschoal, o jurista Miguel Reale Júnior, aos gritos, disse que a presidente afastada Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade e que o país “não aguenta mais” o lulopetismo. Miguel Reale fez um discurso enfático. Ele disse que a presidente afastada agiu com “dolo” e sabia sim das irregularidades cometidas no plano fiscal e orçamentário.

? Ela mostrou que tinha conhecimento dos meandros. Imagina se não tivesse! Agia com dolo, com conhecimento. E por que fazia isso? Para ficar gasto do outro lado ? disse o jurista.

Ele disse que houve sim crime de responsabilidade.

? A gravíssima situação econômica justifica a condenação. Como não há crime de responsabilidade? Há sim. Há cadáver e há mau cheiro desse cadáver. O crime está inicialmente em se ter utilizado os bancos oficiais para financiar o Tesouro ? disse ele.

O advogado dividiu o tempo da acusação com Janaína e deu várias frases de efeito.

? O lulopetismo! A herança do petismo é a esperteza malandra. É isso que o país não aguenta mais, não quer mais. Que o sucesso e a prosperidade não sejam frutos da persistência e do trabalho. A comida desapareceu da mesa do brasileiro, aí está o cadáver o mau cheiro! ? disse ele, quase aos gritos:

? A sociedade foi às ruas ao perceber que havia o desmando, o descaso.

O jurista disse que Dilma dava sempre uma “resposta padrão” e pediu sua condenação.

? Ela não precisava ter ficado tanto tempo. Era só gravar e tocar o “play”. O Senado tem estatura moral para fazer Justiça. Tenham serenidade, tranquilidade. E com a tranquilidade mais absoluta de que não estão fazendo nenhuma injustiça e, sim, a mais clara justiça ? disse Reale Junior, pedindo a aprovação do impeachment.

?ISSO AQUI NÃO É CENA?, DIZ GLEISI

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou o tom das falas da advogada Janaína Paschoal e do jurista Miguel Reale Júnior.

? Isso aqui não é uma cena! ? disse Gleisi, em tom elevado, criticando os advogados de acusação.

A manifestação de Gleisi suscitou a reação de senadores, que defenderam os advogados. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que é preciso que se respeite o Senado e os advogados.

? O que assistimos nos encheu de orgulho. Os brasileiros querem ver essa página triste virada. Mas tudo tem um limite. Não pode continuar ofendendo o Senado. Não pode ofender os advogados ? disse Aécio.

Entre os murmurinhos, o presidente do STF e do processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, teve que lembrar a importância dos advogados.