Cotidiano

'Meus filhos ainda estão lá', diz italiano que se salvou de avalanche em hotel

ITALY-QUAKE_AVALANCHE-GBE331JCP.1.jpg

ROMA ? O italiano Giampiero Parete se salvou da avalanche que colapsou um hotel da região de Abruzzo, no centro da Itália. Por sorte, ele decidiu deixar o prédio para buscar um objeto dentro do seu carro justamente na hora que a montanha de neve avançou sobre o edifício. Agora, em choque, ele relatou à imprensa italiana os momentos de preocupação que vive nesta quinta-feira: a sua mulher e o seus dois filhos estão entre os desaparecidos nos escombros.

De férias com a sua família, Parete está em estado de choque. Durante as horas de espera pelos socorristas, ele se refugiou dentro do seu automóvel. Ele conta que não ouviu vozes depois da avalanche.

? Eu perdi tudo. Eu me salvei, mas estão lá embaixo a minha mulher e meus dois filhos: Lodovica, que tem seis anos, e Gianfilippo, de 8 anos ? relatou ao “Corriere della Sera”. ? Me salvei porque fui pegar uma coisa no carro.

O cozinheiro, cuja mulher se chama Adriana e trabalha como enfermeira, foi hospitalizado, mas não corre risco de vida. Ele foi encontrado em estado de hipotermia.

Segundo autoridades, cerca de 30 pessoas ? sete funcionários e 22 turistas, incluindo duas crianças ? que estavam no estabelecimento podem estar soterrados pela neve. A rede de televisão SkyTG24 disse que alguns mortos foram encontrados no interior do hotel Rigopiano, situado na localidade de Faringola, na montanha Gran Sasso, na região central de Abruzzo.

? Cerca de 30 pessoas estão desaparecidas, entre hóspedes e funcionários do Hotel Ripogiano, em Farindola ? disse Fabrizio Curcio, chefe do departamento de proteção civil da Itália, enquanto equipes de resgate enfrentam dificuldades por causa da neve.

Outras autoridades afirmaram que era muito cedo para dizer se alguém poderia ter morrido, enquanto as equipes de resgate já tinham escavado cerca de 5 metros da neve que deslizou da montanha de Gran Sasso. A avalanche colapsou parte do hotel de quatro andares, que fica cerca de 1,2 mil metros acima do nível do mar, apenas algumas horas uma série de quatro terremotos ter atingido a região.

Italy Quake Avalanche-GBE331GOU.1.jpg

Mais cedo, a imprensa italiana havia dito que muitos mortos haviam sido encontrados dentro do hotel. No entanto, autoridades negaram os relatos.

No ano passado, a Itália ficou traumatizada com fortes tremores sísmicos que deixaram quase 300 mortos ? na mesma região atingida pelos terremotos de quinta-feira. Na ocasião, um hotel também foi devastado pelo abalo, em uma tragédia que deixou vários mortos. video