Cotidiano

Meu sonho é...

Há quatro anos, o hospital Uopeccan, de Cascavel, pôs em prática o projeto Meu sonho é…, que com simples gestos de solidariedade realiza sonhos natalinos das crianças e adolescentes em tratamento do câncer.

Maria Eduarda Melo, de oito anos, é uma das crianças que em poucas linhas escreveu uma carta ao Papai Noel reforçando seu pedido. Segundo a mãe, Queli Pereira da Silva, a paciente quer uma mochila escolar. “Ano passado ela já participou e ganhou um tênis. Neste Natal ela quer a mochila para ir à escola”, diz. Maria Eduarda teve de se afastar da sala de aula durante o tratamento. Somente os protocolos de quimioterapia duraram 45 semanas. Retornar à escola, há seis meses, foi um dos grandes e mais felizes acontecimentos deste ano.

Mas para que este singelo sonho se torne realidade o hospital conta com o apoio da população. As cartas escritas pelos pacientes ainda estão disponíveis para adoção. As que restaram pedem notebooks, tablets ou celulares, visto que as crianças e adolescentes em tratamento ficam privadas de irem à escola ou encontrarem os amigos, passando a maior parte do tempo dentro do hospital. Os eletrônicos são uma alternativa para diverti-los enquanto enfrentam uma difícil batalha. O hospital lembra que, como são itens com valores mais elevados, há a possibilidade várias pessoas se reunirem para comprar um presente.

Os presentes precisam ser entregues até 20 de dezembro. A entrega é combinada direto com o paciente. “O tratamento é bem difícil, muda a rotina de toda a família e uma ação dessas só tem a contribuir. Muitos pais não têm condições de comprar um presente, por isso, é muito importante que a comunidade ajude”, afirma Queli.

Natal dos Correios

Outra forma de realizar o sonho de uma criança é fazer parte da campanha de Natal dos Correios, que neste ano deve presentear três mil crianças. A adoção das cartinhas segue até quinta-feira (30). Os presentes devem ser entregues nos Correios até a primeira semana de dezembro.