Cotidiano

Metade dos tubarões e raias do Mediterrâneo estão ameaçados

2011082424957.jpg

RIO ? Mais da metade das espécies de tubarões e raias do Mediterrâneo estão ameaçadas de extinção, devido principalmente à pesca excessiva, alertou nesta segunda-feira a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Das 72 espécies de tubarões e raias catalogadas no mar Mediterrâneo, 39 estão ameaçadas de desaparecer nesta região, afirma a UICN em um relatório consultado pela AFP de Madri.

Destas, vinte estão “em perigo crítico” de extinção, sendo oito de raias e doze de tubarões. O grande tubarão branco, o tubarão azul e o tubarão martelo aparecem pela primeira vez na relação de espécies “em perigo crítico” de extinção neste mar.

“O status de 11 espécies piorou” em relação ao relatório de 2007 no centro mediterrâneo da UICN, instalado em Málaga (sul da Espanha), afirma esta organização conhecida pela sua “lista vermelha” que faz um censo das espécies animais e vegetais em perigo de extinção.

Até o momento, nenhuma espécie despareceu de todo o Mediterrâneo. Mas a UICN constatou numerosas extinções locais de espécies, especialmente no noroeste deste mar, ao longo das costas francesa, espanhola e italiana, assim como no mar Adriático e no noroeste da África.

“Este retrocesso alarmante do número de espécies, notado especialmente na parte noroeste do Mediterrâneo, está ligado a uma atividade pesqueira mais intensiva”, afirma a UICN em um comunicado, pedindo a aplicação urgente de proibições de pesca de certas espécies.

Entre as três espécies endêmicas – presentes unicamente no Mediterrâneo – que figuram no relatório, a raia de Malta aparece “em perigo crítico” de extinção, a raia áspera “em perigo”, e a raia manchada não consta como ameaçada.