Cotidiano

Mensagem atribuída ao PCC diz que facção prepara vingança por mortes em Manaus

BOA VISTA ? Mensagem atribuída à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) depois da rebelião que deixou 56 mortos no complexo penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, mostra que o grupo de traficantes preparou uma vingança contra a facção Família do Norte (FDN), responsabilizada pelas mortes. No texto, que circula em grupos de WhatsApp desde quinta-feira, o PCC diz que se mobiliza ?para dar uma resposta à altura?. Nesta sexta-feira, ao menos 33 presos foram mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), a maior unidade prisional de Roraima.

?Nossos 28 irmãos serão vingados, a mesma bandeira que desfraldaram com o sangue deles escrita FDN no dia 01/01 será queimada e terá cravada a cabeça de todos aqueles fizeram isso com o crime no Brasil?, diz o texto.

Não há confirmação, no entanto, que o massacre em Roraima, nesta sexta-feira, tenha sido executado por integrantes do PCC. Seis dos 33 presos mortos na penitenciária Monte Cristo eram integrantes desta facção ou não faziam parte de nenhum grupo criminoso, segundo Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). A Sejuc informou que, em Roraima, há apenas seis integrantes da facção Família do Norte.

? Três desses estão na Cadeia de São Luiz do Anauá, no interior, e outros três na Cadeia Pública, onde não houve mortes ? afirmou o secretário de Justiça e Cidadania, Oziel Castro.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse também que a nova chacina não era uma retaliação pelas mortes de Manaus.

Desde o dia 3 de novembro, um mês após a morte de 11 presos, sendo dez integrantes do Comando Vermelho (CV) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a unidade prisional só abriga presos ligados ao PCC ou que não integram nenhuma organização criminosas.