Cotidiano

Meirelles vê crescimento da economia já no primeiro trimestre de 2017

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta quarta-feira, que a economia já apresenta um crescimento na margem e que existe a possibilidade de o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) apresentar um aumento já no primeiro trimestre de 2017.

Segundo ele, as projeções da área econômica indicam que o PIB do último trimestre do ano que vem apresentará uma alta de 2% em relação aos últimos três meses de 2016.

Meirelles também disse que o governo está trabalhando para recuperar a economia, mas que não adotará medidas mágicas para conseguir isso:

? O governo não está de mãos atadas (para recuperar o crescimento). Mas o que ele não faz e não fará é tomar práticas que deram errado no passado. Na economia não há mágica. Não vamos fazer movimentos artificiais que poderiam gerar algum resultado, mas que aumentariam distorções na economia.

Ele também lembrou que o governo está fazendo mudanças estruturais para reequilibrar as contas públicas. O principal exemplo disso é a aprovação pelo Congresso da proposta de emenda à Constituição (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos. Isso, afirmou Meirelles, é uma mudança em relação à política que vinha sendo implementada no passado:

? A mudança que está se fazendo hoje é constitucional. Vai além de tendências momentâneas de algum governante. São mudanças constitucionais que são muito difíceis de serem revertidas. Houve um aumento de despesas nos últimos anos, a chamada nova matriz econômica. Agora, estamos estabelecendo as bases de responsabilidade fiscal por, no mínimo, 10 anos.