Cotidiano

Meirelles diz que ainda não vê necessidade de revisar a previsão do PIB

INFOCHPDPICT000064771476BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira que não há necessidade, no momento, de rever a previsão de Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, de 1%. Ele ponderou, no entanto, que o governo espera mais dados para decidir se fará uma revisão em março, quando o governo por lei tem que apresentar o relatório bimestral de receitas e despesas, com os parâmetros macroeconômicos.

Segundo o ministro, uma série de dados novos têm sinalizado positivamente em relação à atividade econômica futura. Um exemplo dado por Meirelles foi o aumento da demanda por papelão ondulado e o pedágio de cargas pesadas nas estradas, indicadores de aquecimento da atividade.

? Concluímos que não há agora a necessidade de fazer uma revisão nesse momento do PIB, vamos manter por enquanto a nossa taxa prevista. Em resumo, está havendo uma série de mudanças importantes, uma inflexão positiva na economia brasileira. Em março, aí sim vamos analisar o crescimento do PIB.

O ministro contestou a previsão pessimista do mercado, que já prevê um crescimento de 0,5% para este ano e disse esperar que haja uma revisão para cima desses indicadores ao longo do ano. Ele ressaltou ainda que mantém a previsão de crescimento de 2% no último trimestre de 2017 em relação ao mesmo trimestre de 2016.

O ministro ressaltou que existem questões de arrecadação que ainda precisam ser avaliadas para que o governo tenha uma ideia mais concreta de quanto em receitas entrará nos cofres públicos esse ano. Ele citou o programa de repatriação, que ainda está tramitando no Congresso, e o programa de regularização tributária, que começou a vigorar em 1º de fevereiro e permite que pessoas e empresas parcelem dívidas tributárias e previdenciárias.

? Teremos uma noção mais clara disso dentro de 90 dias.