Cotidiano

Médicos Sem Fronteiras retiram equipes do Norte do Iêmen após ataque

YEMEN-SECURITY_PARIS ? A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou nesta quinta-feira que decidiu retirar suas equipes de algumas áreas do norte do Iêmen, após ataque aéreo contra hospital que deixou 19 mortos na última segunda-feira.

Em um comunicado, o grupo afirmou que a coalizão liderada pela Arábia Saudita tem sido incapaz de evitar bombardeios a centros de saúde, apesar de protocolos acordados entre o MSF e a coalizão para garantir o atendimento médico e humanitário a vítimas do conflito.

O ataque ao hospital Abs, na província de Hajjah, deixou outras 24 pessoas feridas. Este foi o mais recente episódio de uma série de ataques cada vez mais frequentes contra a população civil iemenita. Menos de 48 horas antes, no sábado, a ONG denunciou que uma escola havia sido alvo de outro ataque, que matou dez crianças.

Em Hajja, testemunhas contaram que os médicos não conseguiram retirar imediatamente os feridos porque aviões de guerra continuavam sobrevoando o local, gerando temores de ataques consecutivos. Segundo moradores locais, as ofensivas aéreas já se estendiam por dias antes mesmo de o hospital ser atingido às 15h45m.