Cotidiano

MEC: mau desempenho de alunos pode estar na formação de professores

2014010289268.jpg

BRASÍLIA – Os resultados ?extremamente preocupantes? do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) são considerados pelo Ministério da Educação (MEC) como reflexo da má formação dos professores. Essa é uma das hipóteses levantadas pela secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. Ao comentar um estudo sobre currículos escolares em que não foram levados em conta os dados do Pisa, ela lamentou que os professores do país não costumam ler os relatórios do Pisa. ranking-pisa-2015

LINKS PISA

? Pena que os professores do Brasil não leem o relatório do Pisa ? afirmou Maria Helena.

A secretária do MEC disse ainda que os dados do Pisa, que avalia estudantes de 15 anos em dezenas de países, reforçam a necessidade da reforma do ensino médio proposta pelo governo, principalmente no que diz respeito à flexibilização do currículo:

? Os críticos afirmam que queremos, com o aprofundamento em determinadas área, diminuir o conhecimento geral, quando é o contrário. Oferecer um programa superficial em tudo e dizer que isso é formação geral não dá.