Cotidiano

McDonald's vende controle de negócios em Hong Kong e China

212605427.jpg

RIO – O McDonald’s está vendendo o controle de suas atividades em Hong Kong e China por US$ 1,7 bi, conforme a gigante do fast-food anunciou nesta segunda-feira. O conglomerado chinês Citic, que tem apoio estatal, vai comprar 52% do negócio, com o grupo americano Carlyle adquirindo outros 28%.

mc-donalds

O acordo avalia as operações chinesas do McDonald’s em US$ 2,1 bilhões. Os 20% restantes ficarão com o McDonald’s, que emprega mais de 120 mil pessoas em seus mais de 2.400 restaurantes na China e 240 em Hong Kong.

A operação faz parte dos planos do McDonald?s anunciado em 2015 para redistribuir as franquias de 4 mil restaurantes em todo o mundo até o final de 2018, de forma a ter 95% de suas lojas operando sob este modelo no longo prazo. Com a operação na China, foram refranqueados mais de 1.750 lojas no país e em Hong Kong.

O acordo precisa de autorização das autoridades reguladoras e deve ser concluído até a metade deste ano. A expectativa é que a administração das lojas do McDonald?s na China e em Hong Kong siga este modelo pelos próximos 20 anos.