Cotidiano

Mariana Ribas é a nova secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura

A carioca Mariana Ribas será a nova secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC). O cargo estava vago desde o anúncio da saída de Alfredo Bertini, no último dia 8. Mariana é ex-diretora da RioFilme, agência de fomento ao audiovisual do Rio, e até a última semana ocupava o cargo de secretária-executiva do MinC, para onde foi levada pelo ex-ministro Marcelo Calero.

Em 2016, durante os seis meses de gestão do pernambucano Bertini, a Secretaria do Audiovisual (SAv) se envolveu em duas polêmicas. A primeira foi a demissão de Olga Futemma e a nomeação de Oswaldo Massaini Filho para a direção da Cinemateca Brasileira. A decisão, porém, durou poucos dias: com a divulgação de notícias de que Massaini responde a um processo na Justiça, a mudança foi cancelada, e Olga se manteve na Cinemateca.

A segunda polêmica foi a formação da comissão que escolheu “Pequeno segredo” como postulante brasileiro ao Oscar de filme em língua estrangeira. Seis dos nove integrantes da comissão foram indicados diretamente pela SAv, o que levantou suspeitas sobre a transparência e a independência do processo.

O filme favorito para a disputa era o pernambucano “Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho, selecionado para o Festival de Cannes e premiado em outras mostras internacionais. Só que a equipe de “Aquarius” se manifestou no tapete vermelho de Cannes, em maio, contra o impeachment de Dilma Rousseff, acusando o processo de golpe. Ao menos um membro da comissão escolhida pela SAv e até mesmo o então ministro Marcelo Calero criticaram a posição de Mendonça Filho.

Ainda assim, pela repercussão internacional que teve, “Aquarius” era considerado o favorito para a indicação ao Oscar. A vaga, contudo, ficou com “Pequeno segredo”, um filme até aquele momento inédito, sem a aclamação internacional do longa-metragem pernambucano. Esta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou uma lista de nove produções na disputa ao Oscar de filme estrangeiro. “Pequeno segredo” ficou de fora.

Segundo o site do MinC, a SAv tem “como competências a formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não-comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros”. A nomeação de Mariana Ribas foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira.

Como anunciado em novembro pelo ministro Roberto Freira, na secretaria-executiva do MinC ficará o cineasta João Batista de Andrade, ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo.