Cotidiano

Manifestantes contra impeachment de Dilma já se concentram em SP

SÃO PAULO – Manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Roussef já começam a se concentrar no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, zona Oeste de São Paulo. Eles começaram a chegar por volta das 14h, mas o grupo ainda reúne poucas pessoas. Não há estimativa de público até o momento. Os participantes planejam fazer uma passeata pelas ruas da região.

A Polícia Militar informou através de nota que vai acompanhar a movimentação, que deve ficar concentrada no bairro, já que na região da Avenida Paulista acontece a manifestação favorável ao impeachment de Dilma e à permanência do presidente interino Michel Temer. A ideia é que os dois grupos não se encontrem para evitar confrontos.

No Largo da Batata, um caminhão de som da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil está estacionado e os participantes se concentram ao redor do veículo. Há balões, bandeiras e inclusive faixas contra Marta Suplicy, que ontem teve sua candidatura homologada à prefeitura de São Paulo pelo PMDB. Marta criticou seu antigo partido, o PT. No evento, Marta disse que saiu do PT “quando constatou que não tinha condições de mudar os rumos que seu dirigentes escolheram para o país”.

Um dos coordenadores da manifestação, Guilherme Boulos, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo sem Medo, disse que a manifestação têm três eixos: Fora Temer, a defesa dos direitos dos trabalhadores e a defesa da soberania da escolha popular. Ele falou ainda que a expectativa é de uma manifestação grande, “maior do que aquela que está acontecendo na Paulista”.

? A votação (do impeachment) não está dada. É preciso que a gente traga mais gente para as ruas. Nesse sentido, o governo interino e ilegítimo de Michel Temer tem ajudado muito porque os ataques aos direitos dos trabalhadores podem se transformar em mobilização.