Cotidiano

Mamografia diminui em 30% a mortalidade por câncer de mama

Exames podem ser são realizados gratuitamente durante o ano todo no Uopeccan e no Ceonc

Mamografia diminui em 30% a mortalidade por câncer de mama

O objetivo da Campanha Outubro Rosa é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar as mulheres a se prevenirem. Isso porque, quanto mais cedo o problema for detectado, em grande parte dos casos, aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com maiores taxas de sucessos. Uma das formas mais eficazes para que isso aconteça é um exame rápido e muito eficiente: a mamografia.

Contudo, nos últimos oito meses, foi registrada significativa redução na procura por esse tipo de exame no Hospital do Câncer Uopeccan, de Cascavel. De janeiro a setembro deste ano, foram feitos 4.463 exames. No mesmo período de 2019, haviam sido feitas 7.754 mamografias.

“Já foi demonstrado cientificamente que a mamografia de rastreamento diminuiu em 30% a mortalidade pelo câncer de mama, pois é justamente no início da doença que o tratamento é mais simples e mais eficaz”, alerta o médico mastologista da Uopeccan Emerson Wander Silva Soares.

A campanha para o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento é intensificada durante o Outubro Rosa e não é para menos. De acordo com estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), neste ano, 66.280 novos casos da doença devem ser registrados no Brasil.

Mas é importante que a atenção com a saúde da mulher exista também nos outros meses do ano, por isso o Ceonc Hospital do Câncer lançou a campanha de conscientização “Outubro Rosa é todo dia”.

O oncologista Reno Paulo Kunz reforça: “É a partir da mamografia que podemos visualizar possíveis tumores, dando início ao tratamento de forma precoce, melhorando o prognóstico”, explica o médico.

Caso seja identificada alguma alteração durante o exame de rastreamento, a paciente é encaminhada para a sequência do tratamento. “Se for detectado algo, complementamos o diagnóstico com exames de ultrassom, ressonância magnética, biópsia e mapeamento dos marcadores tumorais da lesão”, explica Reno.

Conscientização virtual, resultado real

Historicamente, o Outubro Rosa é marcado por uma série de ações públicas de conscientização e agendamento dos exames em locais como praças e calçadão, mas, neste ano, por conta da pandemia, as ações migraram para a internet.

A Uopeccan realiza atividades internas, como entrega de folders para alertar colaboradores, pacientes e acompanhantes, e divulga nas redes sociais a hashtag #Setocamulher, com orientações e dicas de prevenção do câncer de mama. As palestras que eram realizadas nas empresas foram substituídas por vídeos sobre o tema e são encaminhados para os funcionários.

Se toque! A importância do autoexame

Outra atitude preventiva que deve ser feita pela própria mulher a partir dos 20 anos é o autoexame das mamas, a ser feito de preferência sete dias após o início da menstruação.

Ele precisa observar e apalpar as regiões ao redor dos seios e das axilas, notando qualquer anormalidade como caroços, protuberâncias ou secreções. Caso seja detectada qualquer alteração, deve procurar imediatamente um médico especializado.

Toda mulher deve estar atenta aos sinais da doença: “O mais comum é a presença de um nódulo, mas outros sintomas devem ser levados em consideração, como inchaço e vermelhidão da mama, retração da pele, dor, inversão do mamilo, presença de secreção e ínguas nas axilas”, lista o mastologista Emerson Wander Silva Soares.

Agendamentos podem ser feitos pelo telefone ou on-line

Durante todo o ano, as mulheres com mais de 40 anos podem agendar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan. O serviço pode ser solicitado pelos telefones (45) 2101-7015 em Cascavel e pelo (44) 2031-0754 em Umuarama.

A mamografia gratuita também pode ser agendada pelo site outubrorosa.uopeccan.org.br. A mulher preenche o formulário que é curto e superprático, escolhe em qual unidade prefere realizar o exame e aguarda o contato da equipe para finalizar o agendamento.

Outro local que também realiza a mamografia sem custo é o Ceonc. A paciente acessa pelo outubrorosa.ceonc.com.br e realiza o mesmo processo: preenche um pequeno cadastro e aguarda o retorno da equipe do hospital para confirmar data e horário disponíveis para o exame.

“É importante que os exames preventivos não sejam adiados, pois sabemos que, na oncologia, o tempo faz diferença. Quanto antes houver um eventual diagnóstico, melhor para a paciente”, destaca o oncologista do Ceonc Reno Paulo Kunz.

 O que é mamografia?

A mamografia, chamada também de mastografia, é um exame de imagem obtida com um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-X para gerar radiografias das mamas.

A recomendação é que ele seja feito uma ou duas vezes por ano ou de acordo indicação do médico.

Para mulheres que tiveram casos de câncer de mama na família, os médicos recomendam realizar o exame mais cedo.

Homens também fazem mamografia. Muitas pessoas não sabem, mas um homem a cada 100 mulheres pode ter câncer de mama e por isso fica o alerta: ao perceber presença de nódulo ou aumento do volume das mamas, é recomendado que ele procure um médico para investigar e fazer a mamografia.