Cotidiano

Mais um município no Oeste Com risco de rodízio de água

Sem previsão de chuvas regulares, é possível que nos próximos dias seja necessária a implantação de rodízio no abastecimento.

Mais um município no Oeste  Com risco de rodízio de água

 

Cascavel – Em função da estiagem que ocorre no Paraná, os três poços que abastecem a cidade de Céu Azul, no Oeste, perderam em torno de 50% do volume de água disponível para captação e tratamento. As temperaturas mais elevadas e o consequente aumento no consumo também agravam a situação. O fim de semana foi crítico e o sistema chegou a ter baixa pressão nas redes e até falta de água em alguns horários.

Sem previsão de chuvas regulares, é possível que nos próximos dias seja necessária a implantação de rodízio no abastecimento. O gerente regional da Sanepar, Rodolpho Tanaka Savelli, explica que a Sanepar tem feito manobras no sistema para reduzir os impactos da estiagem. “As medidas já não surtem mais efeitos porque não temos mais disponibilidade de água nos mananciais para garantir o abastecimento de forma regular. A partir de agora dependemos da ação de todos para que façam o uso racional da água, priorizando o consumo na alimentação e higiene pessoal”, ressalta.

 

Em Cascavel

No fim de semana, a Sanepar disparou alerta em Cascavel informando que devido ao alto consumo e baixo nível dos mananciais havia risco ocorrer falta de água e baixa pressão em várias regiões da cidade. A previsão é a de que o abastecimento voltasse à normalidade durante a madrugada de domingo (26), de forma gradativa.

A orientação para evitar desperdícios é permanente. A Sanepar lembra ainda que só ficarão sem água durante estas ocorrências residências que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.