Cotidiano

Mais de 79 mil crianças serão vacinadas na região Oeste

A campanha de imunização começa neste sábado e encerra em 31 de agosto

Foz do Iguaçu – Crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem ser levadas a uma unidade básica de saúde neste sábado (15) para o dia D da 36ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação. Durante todo o dia, as UBSs estarão abertas das 8h às 17h. É imprescindível a apresentação da caderneta de vacinação. 

Entre as três regionais de saúde do Oeste (Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu), que abrangem 54 municípios, a meta é vacinar 79.620 crianças. Em anos anteriores, pelo menos 95% do público-alvo tomou as gotinhas contra a paralisia infantil.

Na 9ª Regional de Saúde em Foz do Iguaçu, a meta é imunizar 26.454 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Já na 10ª Regional de Cascavel, estima-se que 32.020 crianças recebam a vacina. Em Toledo, na 20ª Regional, serão 21.146 imunizações.

No Paraná, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a previsão é de que mais de 600 mil crianças serão vacinadas neste ano. Para quem não puder comparecer neste sábado, a campanha continua até dia 31 de agosto.

O último caso registrado no Brasil da doença foi em 1990, deixando o País livre do poliovírus há 26 anos. No Estado, o último diagnóstico positivo para paralisa infantil foi em 1986.

Multivacinação

Os pais ou responsáveis podem aproveitar o período da campanha para atualizar a caderneta de vacinação da criança. A multivacinação atinge crianças com cinco anos incompletos, oferecendo as doses contra sarampo, rubéola, febre amarela e outras vacinas.

O objetivo, segundo a enfermeira da 9ª Regional de Saúde de Foz, Ana Maria Carvalho da Costa, é eliminar quaisquer tipos de vírus que podem afetar a saúde das crianças.

“É uma forma de proteção do meio”, ressalta Ana Maria.

Campanha em Nova Aurora

A Secretaria de Saúde de Nova Aurora pretende imunizar 610 crianças contra a paralisa infantil. A atualização da caderneta de saúde também pode ser feita entre os dias 15 e 31 de agosto na unidade básica de saúde mais próxima.

(Com informações de Marina Kessler)