Cotidiano

Mais de 50% dos produtores deixam CAR para última hora

Na região de Assis Chateaubriand, até o momento há o maior número de áreas cadastradas

Assis Chateaubriand – A cinco meses do fim do prazo para produtores cumprirem o CAR (Cadastro Ambiental Rural), a adesão é considerada baixa pela Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Na região Oeste, menos da metade das áreas esperadas constam no sistema.

Considerando os dez principais municípios com dados mais expressivos, há um registro de 41% das áreas. Até o fim do mês de novembro de um total de 854.894,17 hectares entre 15.426 propriedades foram cadastrados 350.506,60 hectares.  

Na região de Assis Chateaubriand, até o momento há o maior número de áreas cadastradas. Ao todo deverão constar no CAR 97.044,22 hectares e o último levantamento aponta que 66,75% dessa área, ou seja,  64.777,02, já está devidamente regularizada.

O Novo Código Florestal estabeleceu que o produtor rural deveria efetuar o cadastro até 5 de maio de 2015, no entanto, por meio de uma instrução normativa o prazo foi prorrogado por mais um ano. A orientação é de que os produtores não deixem para regularizar suas propriedades de última hora para evitar problemas.

“O sistema apresenta inconsistências e por muitas vezes permanece fora do ar. Além disso, não há muitos técnicos capacitados para realizar o cadastro. Por esses motivos, o produtor deve evitar de fazer o cadastro nos últimos dias”, ressalta a técnica do Departamento Econômico da Faep, Carla Beck.  

Criado em 2012, o CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais e é obrigatório a todas as propriedades do País. A inscrição é feita por meio do Sicar (Sistema de Cadastro Ambiental Rural) que emite recibo nos moldes da declaração do Imposto de Renda. Todos os proprietários de imóveis rurais devem fazer a inscrição, caso contrário, além de serem autuados por infração, ficam impedidos da venda do bem e não terão acesso a linhas de crédito rural.