Cotidiano

Mais de 223 mil veículos nas ruas

O crescimento da frota ocorre diante de inúmeras necessidades da população e o desafio da cidade é comportar um número cada vez maior de meios de transporte em um mesmo espaço. Somente neste ano Cascavel registrou aumento de 2.211 veículos de todos os portes nas ruas da cidade.

Segundo dados do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) em dezembro de 2017, o total era de 221.484 veículos e até o mês de abril deste ano subiu para 223.695.

A compra de automóveis, por exemplo, corresponde a 58% dos dados da frota na cidade e de março para a abril, foram contabilizados 348 novos carros pelas ruas.

“Acredito que nossa cultura seja voltada à aquisição de bens, como é o caso dos veículos motorizados. Entretanto, não posso afirmar que seja uma prioridade para as pessoas, mas a comodidade de ter seu próprio meio de locomoção pode influenciar nas escolhas do cidadão, que precisa, muitas vezes, se deslocar sem demora”, explica a coordenadora de Programas Educativos para o Trânsito do Detran-PR, Juçara Ribeiro.

Diante do crescimento expressivo da frota e de todos os riscos que envolvem o trânsito, a coordenadora destaca investimentos para que as cidades atendam da melhor forma suas demandas.

“Acredito que o desafio é o investimento em sinalização viária e educação. Apenas com um trabalho de educação constante é que o comportamento do cidadão mudará, seja ele pedestre, ciclista, motociclista ou motorista”, ressalta Juçara.

Orientação

Devido a maior parte dos acidentes ser motivada pela imprudência e desrespeito às regras, o alerta é para que motoristas respeitem a legislação de trânsito e a sinalização de vidas.

“Desta forma, quando as infrações são majoradas em sua pontuação ou em valor, é para que a população tome ciência de que aquela conduta pode realmente causar um dano a sua própria vida ou de terceiros”, explica Juçara.

Fluidez

A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) de Cascavel reconhece o aumento consecutivo na frota e afirma buscar meios de proporcionar maior fluidez e segurança nas ruas. “Um exemplo é a implantação dos parquímetros, que visam a rotatividade de estacionamento em locais com maior fluxo de veículos”.

Outro fator destacado pela Companhia é a mudança na sinalização e o investimento no

Transporte Coletivo Urbano. “Isso proporcionará mobilidade com rapidez e comodidade com terminais de transbordo urbano próximos a cada região”.

Parceria

A preocupação com a acessibilidade e mobilidade, destaca a Cettrans, é outra constante no planejamento da Companhia. “O trabalho é realizado em conjunto com a Fiscalização, Engenharia e Educação. A educação é pertinente em todos os aspectos, visto que, quando ocorre a mudança de comportamento o trânsito flui com segurança e respeito”.

Emplacamentos

O total de novos emplacamentos na cidade teve aumento de 28%. De acordo com dados do Detran-PR de janeiro a abril de 2017 foram contabilizados 1.751 veículos emplacados e já no mesmo período deste ano o número subiu para 2.242. O mês de março em ambos os anos corresponde a maior parte dos emplacamentos.