Cotidiano

Maior custo de Itaipu pressionará contas de luz em 2017

BRASÍLIA – As contas de luz das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão uma pressão de alta relevante em 2017 por conta do aumento da energia elétrica gerada por Itaipu. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira um reajuste de 11,41% no custo em dólar da energia gerada pela hidrelétrica binacional a vigorar no próximo ano.Para este ano, esse custo de Itaipu havia caído 32,27% em dólar, ajudando a conter a alta das tarifas de energia elétrica em 2016. Em 2017, porém, essa energia vai subir de US$ 25,78 por quilowatt mês para US$ 28,73.

Embora exista a alta em dólar, o relatório do diretor André Pepitone informou que ?ao se considerar a tarifa de repasse de Itaipu em reais, poderá haver redução tarifária em razão da variação entre o dólar considerado na cobertura tarifário das distribuidoras e o realizado ao longo de 2017?.

A queda do custo da energia de Itaipu e a variação cambial colaboraram, por exemplo, para a redução de 12% das contas de luz da Light no mês passado.

O aumento da tarifa de Itaipu deste ano foi impulsionado pela edição da Lei 13.360, aprovada em Congresso, que determinou que a Aneel considerasse no cálculo do preço da energia valores não pagos pela União à Itaipu Binacional referentes às faturas vencidas neste ano.