Cotidiano

Lindoeste inicia ensino em tempo integral

A meta é que em 2020 todas as turmas do ensino fundamental - anos finais ? estejam integrados à mudança

Lindoeste – A Escola Estadual Cielito Lindo, de Lindoeste, começa a oferecer a modalidade de educação em tempo integral a alunos do 6º ano. O processo de implantação é gradativo. A meta é que em 2020 todas as turmas do ensino fundamental – anos finais – estejam integrados à mudança.

A Educação em Tempo Integral prevê a permanência do estudante, sob os cuidados de professores, direção, equipe pedagógica e outros funcionários, por período de nove horas diárias, com uma carga de 45 horas/aula semanais. Não se trata apenas de ampliação de tempo de permanência na escola, mas sim de uma reorganização curricular que busque a formação integral desses adolescentes.

Além das oito disciplinas da Base Nacional Comum, a comunidade escolar teve possibilidade de escolher outras seis da Parte Diversificada, além de uma atividade extra (componente curricular), todas com conteúdos voltados ao atendimento das necessidades locais. As disciplinas da parte diversificada envolvem aprofundamento esportivo, cultura paranaense, literatura infantojuvenil, língua estrangeira moderna, vivência corporal, educação ambiental e sustentabilidade.