Cotidiano

Líder máximo do ETA, Mikel Irastorza é detido na França

201611050857595349_AFP.jpg

MADRI ? O atual líder máximo da organização separatista basca ETA, Mikel Irastorza, foi detido neste sábado no Sul da França, anunciou o Ministério do Interior da Espanha. Ele permanecia foragido da Justiça e atualmente ocupava responsabilidades mais altas dentro do grupo, segundo uma nota das autoridades. O governo espanhol ressaltou que a operação continua aberta e não são descartadas novas detenções.

Irastorza foi detido no interior de uma casa da localidade francesa de Ascain, no Departamento dos Pirineus Atlânticos, durante uma operação dirigida contra a estrutura da direção do ETA, afirmou o ministério. Os agentes também detiveram o casal que o alojava, segundo fontes francesas.

O ETA foi fundado em 1959 e é considerado responsável pela morte de mais de 800 pessoas em mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco e de Navarra. Há cinco anos, o grupo renunciou à violência, mas se nega a entregar as armas e a se dissolver, como exigem os governos espanhol e francês.

No dia 12 de outubro, França e Espanha anunciaram o desmantelamento de um esconderijo com armas do ETA em Carlepont, 120 km ao Norte de Paris.

Em um comunicado com data de 18 de outubro, o ETA acusou Espanha e França de não querer buscar soluções razoáveis para a paz no País Basco. A capacidade operacional da organização estaria bastante reduzida, com a grande maioria de seus membros na prisão e apenas vinte deles foragiddo, segundo as forças antiterroristas espanholas e francesas.