Cotidiano

Libra tem queda de 17% no ano e já é a moeda com pior performance global

LONDRES – A libra esterlina tem seu quarto dia de queda ? a moeda do Reino Unido caiu 0,8% e foi a US$ 1,2261 nesta manhã, com investidores ressentindo a estratégia do Reino Unido para sua retirada da União Europeia (Brexit), após manifestações de autoridades do Banco da Inglaterra, o banco central do país ? e já tem o pior desempenho entre as divisas globais. A moeda acumula queda de 17% frente ao dólar.

Nesta terça-feira, membros do Banco da Inglaterra enviaram comunicação aos legisladores e citaram suas expectativas para a libra. ?Dada a escala e a persistência do déficit em conta corrente do Reino Unido, não me surpreenderia se a libra caísse mais?, disse Michael Saunders, membro do comitê de política econômica da autoridade monetária. ?Porém, sou bastante cético sobre a possibilidade de uma maior depreciação.? Membro do comitê de política financeira, Anil Kashyap também afirmou que um Brexit abrupto pode levar a maior desvalorização da libra.

?O sentimento em relação à libra esterlina está muito ligada às expectativas em relação ao Brexit abrupto?, disse Georgette Boele, estrategista de câmbio e commodities do ABN Amro em Amsterdam. Os comentários de autoridades do Banco da Inglaterra ?não ajudaram em nada?, disse ela, destacando que Michael Saunders manifestou preocupação com a volatilidade da moeda, que poderia pressionar a inflação. ?Apesar disso, achamos que o Banco da Inglaterra está mais focado no crescimento do que na meta da inflação neste momento.?

A forte depreciação da libra começou na semana passada em resposta ao anúncio, feito no domingo anterior (2) pela primeira-ministra Theresa May, de que o processo para retirar o país da UE começará março de 2017. A semana foi de tensão, com a percepção de que o Brexit será tumultuado, e se encerrou com a moeda despencando, na sexta-feira, cerca de 10% em minutos, num episódio que ficou conhecido como ?flash crack? e ainda gera controvérsias. O movimento de vendas pode ter sido reforçado por um erro em programas de negociação automática.

Os últimos quatro dias foram os piores para a moeda desde que o Reino Unido decidiu, em 23 de junho, abandonar a União Europeia (o chamado Brexit). Na última sexta, a cotação foi a US$ 1,1841, menor nível desde 1985, conforme a Bloomberg News.

Analistas alertam que, devido ao Brexit, a economia da região pode desacelerar, com empresas se mudando para outras partes da Europa, e o Reino Unido pode ter dificuldade para atrair os fluxos de capital que necessita para financiar seu déficit em conta corrente, equivalente a 6% do PIB.