Cotidiano

Leonir é eleito presidente do ProCaxias

Boa Vista – O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos (PSDB), foi eleito ontem novo presidente do ProCaxias, consórcio formado por nove municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná banhados pelo reservatório da Usina de Salto Caxias, construída entre os municípios de Boa Vista, Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu. Leonir foi eleito para mandato de dois anos e assume em lugar de Adroaldo Hoffelder (PSC), o Sassá, de Nova Prata do Iguaçu.

O Procaxias é considerado por Leonir como um organismo importante de integração e para buscar recursos e programas que possam contemplar a região. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para viabilizar novos avanços a esses municípios, que têm muito em comum”. A constituição de uma entidade municipalista foi amadurecida ainda durante a construção da hidrelétrica no rio Iguaçu, na década de 1990.

O programa, mais tarde transformado em consórcio, foi criado em 1998, quando foi elaborado e aprovado seu estatuto e regimento interno. O primeiro presidente foi Luiz Raimundo Corti, então prefeito de São Jorge do Oeste. Entre os programas viabilizados pelos município por meio do ProCaxias estão patrulha mecanizada, programa de coleta de recicláveis, calendário de eventos, operação de limpeza do reservatório, festival de talentos, turismo integrado e olimpíadas.