Cotidiano

Leonard Cohen morreu na segunda-feira e foi enterrado em Montreal

Links Leonard CohenRIO ? Diferentemente do que informava a nota publicada na noite desta quinta-feira nas redes sociais de Leonard Cohen, o cantor, compositor e escritor canadense foi sepultado na própria quinta, em Montreal, três dias depois de sua morte. A causa ainda não foi confirmada.

A informação foi confirmada por um representante da Sony Music, gravadora de Cohen, ao site da “Billboard“, que não esclareceu o motivo do atraso no anúncio da notícia.

“O desejo de Leonard era de ser sepultado em um rito judaico tradicional ao lado de seus pais, avós e bisavós”, diz um comunicado publicado pela sinagoga Congregation Shaar Hashomayim, de Montreal.

“É com profunda tristeza que reportamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen morreu. Nós perdemos um dos visionários mais prolíficos e reverenciados da música. Um memorial será organizado em Los Angeles em uma data posterior. A família pede privacidade neste momento de luto”, informava inicialmente a nota publicada nas redes socias do artista.

A primeira fonte a informar que o canadense tinha morrido na segunda-feira e que o sepultamento já ocorrera em Montreal foi o site “Leonard Cohen Files“, criado e administrado pelo finlandês Jarkko Arjatsalo desde 1995. No portal, o fã compila conteúdos diversos da carreira de Cohen, como a discografia, poemas, vídeos, tributos, covers e informações de turnês. O próprio músico e sua equipe apoiavam e colaboravam com o fã-site.

Mais conhecido como autor de “Hallelujah”, uma das músicas mais regravadas da história, Cohen morreu aos 82 anos. Ele influenciou uma imensa geração de cantores-compositores. Em outubro desse ano, o canadense havia lançado “You want it darker”, seu 14º e último disco. Na coletiva de lançamento do disco, Cohen brincou e disse que pretendia viver até os 120 anos, mas em outras entrevistas recentes afirmou que estava perto da morte e que sentia dores.