Cotidiano

Lentidão de construção de escola provoca protesto de moradores

O grupo pede mais agilidade, afirmando que poucos funcionários estão no canteiro de obras

Cascavel – Moradores protestaram na segunda-feira(19) no Jardim dos Ipês, em frente à futura Escola Municipal Professor Ademir Correa Barboza. O grupo pede mais agilidade na construção, afirmando que poucos funcionários estão no canteiro de obras.

“Tenho um filho de 7 e uma de 2 anos, acredito que o mais velho nem vá frequentar a escola, já que a obra vêm a passos de tartaruga. Não se vê funcionários trabalhando, alguém precisa tomar providências”, cobra a dona de casa Maria Aparecida Rodrigues.

No mês passado a empresa BP Pré-Moldados, ganhadora da licitação, retomou as atividades. Em nota, disse que adotou medidas de segurança.

“Após o acidente de 16 de janeiro, suspendemos os trabalhos para uma vistoria. Foi avaliada a resistência de concreto, a área de aço, a laje, a montagem de peças de concreto, entre outros”.

Ainda no documento, a BP Pré-Moldados ressalta que a conclusão está prevista para 23 de dezembro. Questionada sobre o número de trabalhadores na obra, a empresa preferiu não se manifestar, mas moradores afirmam que são poucos.

“Dá para contar quem chega para trabalhar. Tem dias que nem ouvimos barulho na obra”, conta revoltada a moradora Maria Aparecida Rodrigues.

Posicionamento

De acordo com a Secretaria de Educação, até o momento foram realizados 57,92% dos trabalhos e ainda falta licitar a terceira e última fase.

Até fevereiro de 2016 serão investidos R$ 1.912.297,12. O contrato é de R$ 3.306.976,89. A construção iniciou em fevereiro de 2014. A estrutura será para educação em tempo integral para toda região do Santa Cruz com capacidade para 750 alunos. 

O acidente

A suspensão dos serviços aconteceu em janeiro após um acidente que vitimou o trabalhador Luiz Fernando Malgarin, de 24 anos. Ele morreu após a queda de uma laje. Outros dois também ficaram feridos.

(Com informações de Eliane Alexandrino)