Cotidiano

Laranja e abacaxi estão no topo da contaminação por agrotóxicos

20161125-163700.jpgBRASÍLIA- Laranja e abacaxi estão entre os alimentos mais contaminados com resíduos de agrotóxicos que representam risco agudo para a saúde, como intoxicações em até 24 horas, aponta levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão analisou 12.051 amostras de 25 tipos de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes. Em média, apenas 1,1% do material estudado apresentou venenos em níveis perigosos para o consumidor. Agrotóxicos

A laranja teve o maior índice de amostras com risco para a saúde: 12,1%. Em seguida, está o abacaxi, com 5%. Nos dois casos, porém, a casca não é comestível e tem alto grau de impermeabilidade, o que diminui a concentração de resíduos na polpa, ponderou o estudo. Todos os alimentos, monitorados nos 26 estados e no Distrito Federal, foram considerados por inteiro, incluindo partes não aproveitadas no consumo.

Com 2,6% de amostras contaminadas e inteiramente comestível, a couve está em terceiro lugar do ranking. Uvas (2,2%) e alface (1,3%) vêm em seguida. O restante tem menos de 1% de amostras com riscos agudos de intoxicação, incluindo mamão, morango, entre outros. Os itens escolhidos para o monitoramento representam mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira.

Jarbas Vasconcelos, presidente da Anvisa, afirmou que, embora pouco mais de 1% das amostras apresentem resíduos de agrotóxicos com riscos agudos para a saúde, o consumidor não pode abrir mão de determinados cuidados, assim como as redes varejistas:

– É importante que o consumidor lave bem verduras e legumes para remover resíduos que ficam nas folhas, nas hortaliças. Consumir produtos da época também é importante. O varejo precisa adotar um maior controle dos produtos para que não adquiram de produtores que usam agrotóxicos de forma inadequada.

Em relação às substâncias perigosas identificadas no monitoramento, chamou atenção o caso do agrotóxico carbofurano, associado ao elevado índice de laranjas contaminadas. O carbendazim é outro que merece atenção quanto ao risco agudo, alertou a Anvisa, muito presente nas amostras de abacaxi analisadas.