Esportes

Laboratório ?high-tech? preparou uniforme canadense para calor do Rio

VANCOUVER, Canadá – Acostumadas ao frio abaixo de zero, as meninas da equipe de vôlei de praia do Canadá pisarão na praia de Copacabana vestindo uniformes preparados para as areias cariocas e o inverno tropical brasileiro. O segredo por trás das roupas especiais está em um laboratório de 10 mil metros quadrados, localizado em Vancouver, onde um time de 35 especialistas da empresa de equipamentos esportivos Lululemon e do laboratório Whitespace trabalham para desenvolver modelos que se ajustam aos corpos de atletas de alto desempenho.

A equipe olímpica canadense não é a única atendida pela empresa, mas o time de engenheiros e designers dedicou atenção especial às duas duplas que defenderão o país no Rio, segundo reportagem da “Sports Illustrated”. O trabalho levou em consideração pequenos detalhes. Foi desenvolvido, por exemplo, um tecido especial que absorve mais suor. O traçado da malha é vertical — e não horizontal —, o que evita que a roupa se estique.

CÂMERAS E SCANNER CORPORAL

Para chegar a essas soluções, os especialistas contam com tecnologia de última geração. Um espaço dedicado somente aos testes de fibras, fios e tecidos, permite análises em nível microscópico. Em outra sala, uma câmara mimetiza a pele humana para fornecer informações sobre evaporação e sobre como o tecido se ajusta ao corpo. Há ainda os testes com atletas. Um scanner corporal tira fotos a cada 1,5 milissegundos, capturando detalhes dos movimentos. Para os esportes aquáticos, uma piscina com câmeras embaixo da água também está disponível, para checar como os tecidos se comportam, quando molhados.

No caso do desenvolvimento do uniforme do vôlei canadense, foi desenvolvida uma câmara que simulou a textura da areia de Copacabana e a temperatura do Rio. O processo também contou com a opinião das atletas, incluindo o visual que elas queriam para as roupas, mas principalmente levando em consideração o conforto. Além da tecnologia high tech, o uniforme tem soluções mais simples, como tiras entrelaçadas para evitar a incômoda necessidade de subir o top constantemente.

— Trabalhar com atletas de elite permite que você teste tudo ao extremo. Você vê os reflexos das pequenas coisas que você faz. Sempre gostei de trabalhar com atletas de elite porque eles são super sensíveis. O que conseguimos descobrir sobre produto e o que eles querem desse produto. Assim, você tem os melhores problemas para ser resolvido — afirma Tom Waller, vice-presidente sênior da Whitespace.

O vôlei de praia feminino canadense será representada pelas duplas Heather Bansley/Sarah Pavan — cabeças de chave do grupo E da competição — e Jamie Broder/Kristina Valjas. O torneio da modalidade começa no dia 6 de agosto.