Cotidiano

Kuwait desmente Trump e afirma que não veta cidadãos de outros países

kuwait.jpg

CIDADE DO KUWAIT – O governo do Kuwait desmentiu este domingo um texto do presidente americano Donald Trump, que afirmou em sua conta no Facebook que o país árabe proíbe a viagem de cidadãos de vários países de maioria muçulmana – uma medida semelhante a que o republicano quer adotar nos EUA.

“Espertos!”, disse Trump no Facebook na quinta-feira, disponibilizando um link para o site jordaniano Al Bawaba, que afirmou que um relatório do Kuwait havia se “espelhado” na decisão de Trump para vetar viajantes.

De acordo com a entrada de sírios, iraquianos, iranianos, paquistaneses e afegãos estaria banida no Kuwait. No entanto, o Ministério de Relações Exteriores negou a veracidade do relatório, que ganhou ampla repercussão em sites de aliados do governo Trump, como o Breibart, Infowars e Sputnik.

Segundo um comunicado estatal KUNA, o Kuwait “nega categoricamente essas alegações e afirma que cidadãos das nacionalidades afirmadas têm grandes comunidades no Kuwait e gozam de direitos plenos”.

Através de uma ordem executiva assinada na semana passada, Trump tenta vetar por 90 dias a entrada em território americano de cidadãos do Iêmen, Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Síria. E afirma que sua medida tem apoio de outras nações da região:

“É interessante que certos países do Oriente Médio concordem com o banimento. Eles sabem que se certas pessoas forem permitidas haverá morte e destruição!”, escreveu no Twitter.