Cotidiano

Kim Kardashian divulga ligação em que Taylor Swift 'aprova' música de Kanye West

RIO — Um novo e revelador capítulo da velha rixa entre Kanye West e Taylor Swift entrou em cena na madrugada desta segunda-feira. A socialite Kim Kardashian, mulher do rapper, divulgou no Snapchat a gravação de uma ligação em que Taylor teria dado permissão a Kanye para que ele a citasse na polêmica “Famous”, faixa de seu mais recente álbum, “The life of Pablo” — a música ganhou ainda um clipe que deu o que falar por mostrar bonecos de cera de celebridades nus em uma cama, incluindo ele próprio, Kim e Taylor.

Em certo trecho da letra, Kanye rima “To all my southside niggas that know me best, I feel like me and Taylor might still have sex” (algo como “para todos os meus manos do Sul que me conhecem bem, eu sinto que eu e Taylor ainda vamos transar”. Na sequência, o rapper emenda com “Why? I made that bitch famous” (“por quê? Eu fiz aquela vadia famosa”).

Pois bem. Na ligação gravada por Kim, Kanye diz a Taylor que considera os versos “muitos legais de se ter (na música)”, no que a cantora concorda: “Eu sei, é como uma espécie de elogio. Sim, quer dizer, o que incomoda no trecho é que ele é muito irônico, de qualquer maneira. E eu realmente gosto do fato de você me contar sobre ele, isso é muito legal”.

“Eu tenho essa responsabilidade com você como um amigo”, prossegue Kanye. “Obrigado por ser tão legal sobre isso”.

“Você me pedir autorização para isso é algo que eu realmente aprecio”, repete Taylor. “Eu nunca esperaria que você me contasse sobre um verso de uma música sua”.

“Os relacionamentos são mais importantes que as frases de efeito, sabe?”, conclui o rapper.

A cantora ainda disse a Kanye que iria tocar a música com ele e dizer à imprensa que sabia sobre a letra o tempo todo. Mas, na prática, não foi o que aconteceu. Quando o rapper reproduziu o álbum pela primeira vez em uma festa no Madison Square Garden, em fevereiro, um representante de Taylor Swift criticou os versos. “Kanye não ligou pedindo por aprovação, mas, sim, para que Taylor divulgasse 'Famous' em sua conta no Twitter”, dizia o comunicado divulgado na época. “Ela se negou e o advertiu sobre lançar uma música com uma mensagem misógina tão forte. Taylor nunca foi avisada sobre o verso 'Eu fiz aquela vadia famosa'”.

E, no fim das contas, é exatamente deste trecho que Taylor Swift segue se defendendo. Pouco depois de Kim Kardashian divulgar o vídeo da ligação, a cantora publicou uma nota em seu Instagram, em que questionava: “Onde está o vídeo em que Kanye me avisa que iria me chamar de 'aquela vadia' em sua música? Ele não existe, porque nunca aconteceu. Você não consegue controlar a reação emocional de alguém que foi chamada de 'aquela vadia' na frente de todo o mundo”.

Na sequência, Taylor justificou sua reação positiva durante a conversa com Kanye, que acabou sendo gravada. “É claro que eu queria gostar da música. Eu queria acreditar em Kanye quando ele me disse que eu ia amar a música. Eu queria que nós tivéssemos um relacionamento amigável”, garantiu a estrela pop. Ele me prometeu que me apresentaria a música (antes de lançá-la), mas nunca o fez. Por mais que eu tenha sido solidária a Kanye na ligação, você não pode 'aprovar' uma canção que nunca ouviu”.

Para encerrar a nota, Taylor Swift, recentemente eleita a celebridade mais bem paga do mundo pela revista “Forbes”, com US$ 170 milhões arrecadados só no último ano, fez um desabafo. “Ser falsamente retratada como uma mentirosa quando eu nunca soube de toda a história ou participei de qualquer parte da canção é um assassinato de caráter”, condenou. “Eu gostaria muito de ser excluída desta narrativa, uma vez que nunca pedi para ser parte dela, desde 2009” — uma referência ao já clássico episódio em que Kanye invadiu o palco do Video Music Awards durante o discurso de Taylor Swift para dizer no microfone que o prêmio deveria ter sido entregue a Beyoncé.

LENHA NA FOGUEIRA

Como uma boa treta que pega a internet de surpresa, o caso deixou as redes sociais em chamas nas últimas horas, e outras celebridades decidiram se envolver. Uma das principais amigas de Taylor Swift, a também cantora Selena Gomez usou o Twitter para desabafar sobre o incidente: “Existem assuntos mais importantes a serem discutidos… Por que as pessoas não podem usar suas vozes para algo que realmente importa? Sério, a última coisa que precisamos agora é ódio, na forma que for. Essa indústria é muito decepcionante ainda que a mais influente”.

Aproveitando as mensagens de Selena, @prasejeebus resolveu questioná-la sobre o fato de nem ela e nem a amiga Taylor fazerem quaisquer comentários sobre a campanha anti-racismo Black Lives Matter ou sobre a brutalidade policial. “Ah, então quer dizer que se eu usar uma hashtag qualquer vou salvar vidas?”, respondeu a artista, antes de lembrar ao tuiteiro que ele não sabia nada sobre sua vida, em tuíte posteriormente apagado.

Mas a coisa pegou fogo mesmo quando a atriz Chloë Grace Moretz entrou na discussão. Recentemente, ela já tinha se envolvido em uma polêmica com Kim Kardashian ao comentar uma selfie nua publicada pela socialite. “Kim, eu realmente espero que você perceba o quão importante é atingir metas com as mulheres jovens, ensinando-as que temos muito mais a oferecer do que apenas nossos corpos”, disse há quatro meses.

Pois bem. Após a divulgação da gravação do papo entre Kanye e Taylor, Chloë publicou em seu Twitter: “Todos nesta indústria precisam tirar suas cabeças de um buraco e olhar em volta para notar o que REALMENTE está acontecendo no mundo REAL. Parem de gastar suas vozes em coisas tão petulantes e insignificantes”

Eis que Khloé Kardashian, irmã de Kim, respondeu com uma montagem que supostamente mostraria Chloë Grace Moretz tendo sua intimidade exposta na praia ao ser carregada nas costas de um homem. “É a esse buraco que você se referia???”, questionou Khloé. E foi prontamente respondida pela desafeta: “Checando os fatos: na primeira foto, sou eu filmando 'Vizinhos 2'. A segunda é alguma outra garota que foi erradamente fotografada”. 

O desabafo do usuário @berry_sck, também no Twitter, resumiu o sentimento de boa parte daqueles que acompanhavam o desenrolar da treta: “@ChloeGMoretz ESTÁ TARDE E EU PRECISO DORMIR, REORGANIZE TODO O DRAMA PARA A NOITE DE SEXTA, POR FAVOR”.

Por falar em redes sociais, como era de se esperar, os memes se multiplicaram durante a confusão.