Cotidiano

Kalil pede ?juízo? aos vereadores e diz que não haverá ?troca de favores?

Kalil.jpgBELO HORIZONTE – Ao tomar posse, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), disse que pretende cortar ?gastos desnecessários?. Kalil pediu ?juízo? aos vereadores e, em tom ríspido, disse que o dinheiro da prefeitura não será usado para ?troca de favores?.

? Todo o dinheiro dessa prefeitura não será canalizado para troca de favores, não será canalizado para empregos desnecessários, não será canalizado para coisas que não têm a menor significância. Então, senhores vereadores, muito juízo, muito juízo neste momento. Todos nós precisamos de muito juízo neste momento ? disse o prefeito, afirmando que vai ?reformular a política da cidade?.

O vice-prefeito, Paulo Lamac (Rede), e 40 dos 41 vereadores também foram empossados na cerimônia realizada no Teatro Francisco Nunes, no Centro da capital mineira.

? Tenho certeza que conseguiremos governar para quem precisa. E governar para quem precisa, caros colegas vereadores, é governar abrindo mão de cargos, abrindo mão de empregos, abrindo mão de gastos desnecessários, levando remédio para esse povo pelo qual todos nós somos responsáveis por essa gente desesperada ? afirmou Alexandre Kalil.

Dívidas dos municípios

O prefeito disse que uma ?nova era? chegou a Belo Horizonte, e prometeu que vai respeitar a ?palavra e a lealdade?.

? Nós temos a obrigação de olhar para esse povo que não foi olhado, esse povo abandonado, esse povo sofrido, que deu, nas urnas, uma reposta contundente, elegendo um prefeito que nunca participou de uma eleição e reformando uma Câmara Municipal em 60%. Isso é o início de uma resposta ? afirmou o prefeito.

Kalil já assumirá com o salário de prefeito reajustado em 25,86%. No último dia de 2016, o ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB) aumentou o salário do prefeito e também os salários dos vereadores, estes em 9,82%.

Em diversos momentos o público presente gritou ?Kalil cancela o aumento?, referindo-se ao aumento médio de 9,04% nas passagens de ônibus, a partir da próxima terça-feira, e ao reajuste dos salários de prefeito, secretários e vereadores.

Kalil recebeu 52,98% dos votos contra 47,02% de João Leite (PSDB), no segundo turno. Ele tem 57 anos, é empresário e foi presidente do Atlético-MG.

Dos 41 vereadores eleitos, 23 vão cumprir o primeiro mandato e 18 foram reeleitos. As maiores bancadas são de PHS e PTN, com quatro vereadores cada. PSB, PSDB, PT do B e PMN têm três vereadores.

O candidato mais votado foi Áurea Carolina (PSOL), com 17.420 votos. Ela exercerá o primeiro mandato como vereadora. Um dos vereadores reeleitos, Wellington Magalhães, do PTN, não tomou posse porque está suspenso, desde o início de dezembro, do cargo de vereador. Segundo o Ministério Público de Minas, ele chegou a acionar a Justiça para ser empossado, mas o pedido foi negado no sábado.