Cotidiano

Justiça procura Cachoeira em hotel após notícia de saída sem autorização

201607110654126852.jpgRIO ? Um oficial de justiça do Rio verifica, na tarde desta quarta-feira, se o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, cumpre prisão domiciliar em um hotel em Copacabana, na Zona Sul da cidade. A determinação é do desembargador Abel Gomes, relator dos pedidos de habeas corpus dos cinco réus na Operação Saqueador, após a notícia de que o bicheiro teria deixado o local na tarde de sábado sem autorização judicial.

Cachoeira cumpre prisão domiciliar desde o dia 11 de julho, quando deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, sem tornozeleira eletrônica, junto com outros quatro réus. Ao deixar o presídio, Cachoeira assinou um termo de compromisso com a Justiça, no qual informou o hotel como o endereço em que permaneceria em prisão domiciliar. No despacho, Abel Gomes determinou que seja apurado se ele “tem saído do local e para onde tem se dirigido, colhendo a assinatura do mesmo no mandado de constatação, registrando-se a hora em que isso se deu, assim como tudo o mais que entender cabível para o esclarecimento do fato constante da decisão”.

R$ 370 MILHÕES EM PROPINA

O Ministério Público Federal e a PF deflagraram a Operação Saqueador no dia 30 de junho. Foram presos Carlinhos Cachoeira, o empresário Adir Assad e Marcelo Abbud, donos de empresas consideradas fantasmas pelos MPF, e o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste e Distrito Federal Cláudio Abreu. No Rio, a polícia não encontrou Cavendish, porque eles estava no exterior. O ex-dono da Delta foi preso quando chegou ao Rio, na madrugada do dia 2 de julho.

A Justiça do Rio aceitou denúncia contra Cavendish, Cachoeira, Assad e mais 20 pessoas por envolvimento num esquema de lavagem de verbas públicas federais. A investigação constatou que os envolvidos, “associados em quadrilha”, usaram empresas fantasmas para transferir cerca de R$ 370 milhões, obtidos pela Delta direta ou indiretamente, por meio de crimes praticados contra a administração pública, para o pagamento de propina a agentes públicos.

Info Esquema Delta